Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

"Resposta será pesada". Netanyahu visita Montes Golã após ataque

Ataque do Hezbollah vitimou 12 jovens.

"Resposta será pesada". Netanyahu visita Montes Golã após ataque
Notícias ao Minuto

14:55 - 29/07/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Israel/Palestina

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou esta segunda-feira os Montes Golã, palco de um recente ataque que fez 12 mortos, principalmente jovens e crianças, e que Telavive - e os Estados Unidos - atribuem ao Hezbollah do Líbano, ainda que o movimento islamita libanês negue qualquer envolvimento.

 

A "resposta de Israel chegará, e será pesada", prometeu Netanyahu, citado pela agência Al Jazeera.

O primeiro-ministro de Israel disse à comunidade local que não deve perder a esperança "face aos atos de assédio pelo eixo malévolo do Irão e do Hezbollah".

Segundo a Al Jazeera, centenas de residentes da aldeia de Majdal Shams terão recusado a visita de Netanyahu, tentando evitar que entrasse na mesma e chamando-o fascista e criminoso.

Esse momento pode alegadamente ser visto num vídeo publicado nas redes sociais e verificado pela Al Jazeera, em que residentes criticam a presença de Netanyahu.

Segundo Israel, um foguete disparado do Líbano contra um campo de futebol na cidade de Majdal Shams matou sábado 12 jovens, com idades entre os 10 e os 16 anos, e feriu cerca de 30 outras pessoas.

Tratou-se, de acordo com Israel, de um foguete iraniano do tipo Falaq, com uma ogiva de 53 quilos. O Hezbollah, que nega ser responsável pelo ataque, é o único partido a possuir um foguete deste tipo, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita considerou que o movimento islamita libanês, apoiado pelo Irão, "ultrapassou todas as linhas vermelhas" ao disparar "contra civis".

Leia Também: Montes Golã. Israel publica imagens do projetil e diz ser iraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório