Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Borrell condena ataques e apela ao combate de "todas as formas de ódio"

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, condenou hoje os ataques perpetrados na Alemanha e em França e comprometeu-se a combater o ódio em todas as suas formas.

Borrell condena ataques e apela ao combate de "todas as formas de ódio"
Notícias ao Minuto

06:26 - 25/08/24 por Lusa

Mundo Josep Borrell

Numa publicação na sua conta da rede social X (antigo Twitter), o chefe da diplomacia europeia enviou as "mais sentidas condolências a todos os afetados pelo ataque mortal com faca em Solingen", no oeste da Alemanha, onde na sexta-feira três pessoas foram mortalmente esfaqueadas e outras oito ficaram feridas, algumas delas com gravidade, num festival ao ar livre.

 

Borrell transmitiu também na mesma mensagem a sua "total solidariedade" para com a população de Solingen e as autoridades alemãs "no que devia ter sido um dia de celebração para a sua cidade", que completava 650 anos de existência.

Em termos semelhantes, o representante da UE para a Política Externa expressou o seu repúdio pelo "incêndio deliberado" de uma sinagoga na cidade de La Grande-Motte, no sul de França, no sábado, que deixou um polícia ferido.

"O ataque incendiário à sinagoga de La Grande-Motte é um ato antissemita atroz que condeno com a maior veemência. Os meus pensamentos estão com os cidadãos judeus de França", escreveu na mesma plataforma digital.

Perante estes crimes, Josep Borrell emitiu um apelo para que se combatam "todas as formas de ódio", argumentando que "a luta incessante contra o antissemitismo", entre outras, "continua a ser [um] dever coletivo".

Leia Também: "Sentida solidariedade". Marcelo condena "ataque abominável" na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório