Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Marine Le Pen condenada ao pagamento de 500 euros por difamação

Em causa está uma entrevista, em janeiro de 2022, onde acusou uma associação e apoio a migrantes de organizar "um rede de imigração ilegal" em Comores. 

Marine Le Pen condenada ao pagamento de 500 euros por difamação
Notícias ao Minuto

16:22 - 11/09/24 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, foi condenada ao pagamento de uma multa de 500 euros num caso de difamação contra uma associação de ajuda a migrantes. A condenação foi confirmada, esta quarta-feira, pelo Tribunal de Recurso de Paris.

 

Em causa está uma entrevista da líder da União Nacional (RN, na sigla em francês) à estação televisiva BFMTV, em janeiro de 2022, onde acusou a associação Cimade de organizar "uma rede de imigração ilegal" em Comores. 

Na entrevista, Le Pen foi questionada se "as associações humanitárias são cúmplices do crime de entrada ilegal" em França e respondeu: "Às vezes sim. São até cúmplices de contrabandistas".

A líder da extrema-direita visou diretamente a associação Cimade, que acusou de "organizar a rede de imigração ilegal proveniente" de Comores, recorda o jornal francês Le Figaro.

Em outubro de 2023, foi condenada por um crime de difamação pelo tribunal de primeira instância, decisão que foi agora confirmada pelo Tribunal de Recurso.

A partir de 30 de setembro, Marine Le Pen começará também a ser julgada, juntamente com outras 26 pessoas do RN, por suspeitas de desvio de fundos públicos europeus.

Leia Também: Le Pen espera por programa político do novo PM para decidir se o censura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório