Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Instalação com 15 mil ursos de peluche retrata cada criança morta em Gaza

A exposição visa refletir "as vozes perdidas das crianças de Gaza desde 7 de outubro de 2023".

Notícias ao Minuto

21/09/24 19:45 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Médio Oriente

Uma instalação de arte com 15 mil ursos de peluche dispostos em fila, lado a lado, adornam a praça Barahat Msheireb, em Doha, no Qatar, desde segunda-feira. Cada urso, que enverga uma t-shirt preta com uma melancia e a inscrição “Não sou apenas um número. Sou humano. Com uma identidade. Com uma pátria. Sou a Palestina”, descansa sobre um bloco de cimento tingido de vermelho pela metade, por forma a representar cada criança morta em Gaza.

 

A exposição de Bachir Mohamad, que ali permanecerá até 26 de setembro, visa refletir “as vozes perdidas das crianças de Gaza desde 7 de outubro de 2023”, detalhou o artista de origem síria e libanesa ao Doha News.

“O impacto do número é [especialmente sentido] quando o vemos, em vez de o ouvirmos - e este é o principal objetivo desta instalação artística”, explicou.

A construção do que viria a ser a mostra ‘Echo of Lost Innocence’ (‘Eco de uma inocência perdida’) teve início quando o número de mortes de crianças rondava os quatro mil, detalhou Mohamad ao jornal The Peninsula.

Alguns dos ursos de peluche serão transferidos para os Museus Msheireb, na Casa Bin Jelmood, para integrarem uma exposição coletiva dedicada às crianças de Gaza.

Ainda assim, o artista pretende vender cada urso através da organização de caridade Qatar Charity, por forma a contribuir para os esforços de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Mais de 41.391 palestinianos foram mortos e 95.760 feridos na ofensiva israelita lançada em retaliação contra a Faixa de Gaza, a maioria dos quais civis, segundo os dados mais recentes divulgados hoje pelo Ministério da Saúde do governo do Hamas em Gaza, considerados fiáveis pela ONU.

Veja o vídeo.

Leia Também: Ataque israelita a escola em Gaza causa 17 mortos, oito delas crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório