Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Exército israelita anuncia morte de líder do Hezbollah em Beirute

O óbito foi confirmado pelo porta-voz do exército, tenente-coronel Nadav Shoshani.

Exército israelita anuncia morte de líder do Hezbollah em Beirute
Notícias ao Minuto

09:17 - 28/09/24 por Cátia Carmo com Lusa

Mundo Médio Oriente

O exército israelita anunciou este sábado a morte do líder do movimento islamita armado libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, num ataque na sexta-feira à sede da organização em Beirute.

 

"Hassan Nasrallah está morto", declarou o porta-voz do exército, tenente-coronel Nadav Shoshani, nas redes sociais, citado pela agência francesa AFP.

Um outro porta-voz do exército, o capitão David Avraham, confirmou à AFP que o líder do Hezbollah foi eliminado. 

Esta confirmação do lado israelita surge depois de, na sexta-feira, fonte próxima do grupo armado xiita ter afirmado que Nasrallah estava "bem" e não tinha sido vítima do ataque.  

"Nasrallah está bem", disse à AFP a fonte, que não quis ser identificada, após órgãos israelitas terem noticiado, usando informações sob anonimato de elementos das forças de segurança de Telavive, que os ataques de sexta-feira dirigidos contra o quartel-general do Hezbollah, nos arredores de Beirute, tinham como objetivo o líder do grupo libanês apoiado pelo Irão.

Na altura, também vários meios de comunicação social israelitas indicaram igualmente que Nasrallah sobreviveu ao ataque, mas indicavam, por outro lado, que os serviços de informação de Telavive ainda estavam a aguardar confirmação sobre a condição do seu principal alvo na estrutura armada libanesa.

Hezbollah "perdeu o contacto" com Nasrallah na sexta-feira à noite

Inimigo declarado de Israel, o Hezbollah não anunciou oficialmente o destino de Nasrallah, mais de 15 horas após o devastador ataque israelita ao seu reduto nos subúrbios do sul de Beirute.

Mas uma fonte próxima do Hezbollah admitiu à AFP que a organização "perdeu o contacto" com Nasrallah desde sexta-feira à noite.

Os militares israelitas afirmaram ter efetuado um ataque aéreo preciso na sexta-feira enquanto a direção do Hezbollah se reunia no seu quartel-general em Dahiyeh, a sul de Beirute, segundo a agência norte-americana AP.

Além de Nasrallah, morreram outros comandantes do Hezbollah, segundo os militares israelitas.

Num comunicado citado pelo jornal libanês L'Orient du Jour, o exército israelita disse que "durante os 32 anos em que esteve ao leme" do partido xiita, Nasrallah "foi responsável pelo assassinato de inúmeros cidadãos e soldados israelitas".

Também foi responsável pelo planeamento de ataques contra Israel "e em todo o mundo", acrescentou.

O chefe do Estado-Maior do exército israelita, general Herzi Halevi, prometeu atacar quem ameaçar Israel, pouco depois de o exército ter anunciado a morte de Nasrallah.

"Não esgotámos todos os meios à nossa disposição. A mensagem é simples: quem quer que ameace os cidadãos de Israel, nós saberemos como atingi-lo", declarou o general Halevi num comunicado citado pela AFP.

Quem é Hassan Nasrallah?

Hassan Nasrallah, um religioso de 64 anos, é objeto de um verdadeiro culto de personalidade no Líbano, onde era considerado o homem mais poderoso. Durante anos, viveu escondido e raramente apareceu em público.

Segundo várias estações de televisão israelitas, Hassan Nasrallah foi alvo de um ataque violento sem precedentes, na tarde de sexta-feira, num bairro densamente povoado dos subúrbios do sul de Beirute.

Apesar dos golpes desferidos por Israel, o movimento libanês anunciou este sábado que tinha disparado foguetes contra um 'kibutz' e alvos militares no norte de Israel em resposta aos "ataques bárbaros do inimigo israelita".

[Notícia atualizada às 09h39]

Leia Também: Presidente do Irão acusa Israel de "crime de guerra" em Beirute

Recomendados para si

Campo obrigatório