Meteorologia

  • 29 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 27º

Primeiro-ministro russo viaja para o Irão para reunir-se com Pezeshkian

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, desloca-se na segunda-feira a Teerão, para se reunir com o Presidente iraniano, Masud Pezeshkian, e com o vice-presidente, Mohamad Reza Aref , informou hoje o Governo russo.

Primeiro-ministro russo viaja para o Irão para reunir-se com Pezeshkian
Notícias ao Minuto

29/09/24 18:00 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Rússia

"Prevê-se abordar toda a gama de questões de cooperação comercial, económica, cultural e humanitária entre a Rússia e o Irão, incluindo a implementação de grandes projetos conjuntos nas esferas dos transportes, indústria, energia, educação e outras áreas", refere-se num comunicado oficial.

 

O presidente da gigante russa Gazprom, Alexei Miller, já se deslocou na semana passada ao Irão, tendo-se reunido com o ministro do Petróleo, Mohsen Paknejad, para discutir a cooperação no gás entre os dois países.

A Gazprom, que tem um escritório de representação no Irão, recordou que em junho Moscovo e Teerão assinaram um memorando estratégico com a Companhia Nacional de Gás Iraniana (NIGC) para o fornecimento de gás natural.

Este documento faz parte dos esforços russos para diversificar os seus mercados de gás após as sanções impostas pelo Ocidente devido à guerra na Ucrânia, que obrigaram Moscovo a procurar novos compradores para o seu petróleo e gás no continente asiático.

As relações entre a Rússia e o Irão têm-se reforçado nos últimos anos e sobretudo no contexto do conflito ucraniano, onde Moscovo conta com o apoio de Teerão, que forneceu 'drones' (aeronave sem tripulação) e até mísseis ao lado russo, segundo o Ocidente.

Na semana passada, o Presidente russo, Vladimir Putin, deu luz verde à assinatura de um acordo de parceria estratégica abrangente com o Irão, cujo Presidente planeia participar na cimeira do grupo de economias emergente BRICS (sigla em inglês dos cinco primeiros membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ao qual aderiu em janeiro, que se realizará na cidade russa de Kazan, de 22 a 24 de março.

Leia Também: Ameaças de Putin sobre armas nucleares? "É totalmente irresponsável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório