Meteorologia

  • 01 OCTOBER 2024
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 26º

Israel comunica aos EUA operação terrestre limitada no Líbano

Israel informou os Estados Unidos que pretende realizar operações terrestres limitadas contra o movimento xiita Hezbollah no Líbano, adiantou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

Israel comunica aos EUA operação terrestre limitada no Líbano
Notícias ao Minuto

30/09/24 20:18 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Informaram-nos sobre uma série de operações. Disseram-nos até agora que estas são operações limitadas focadas nas infraestruturas do Hezbollah perto da fronteira, mas continuamos a falar sobre isso", revelou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em declarações aos jornalistas.

 

O porta-voz recusou-se a fornecer detalhes destas conversações, deixando Israel "falar sobre as suas operações militares".

Israel tem realizado recentes ataques no Líbano, que causaram a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, quando o conflito no Médio Oriente está a aumentar de intensidade, desta vez entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah.

O Presidente norte-americano Joe Biden tinha sugerido hoje que se opunha às operações terrestres israelitas no Líbano, apelando a um cessar-fogo num momento de tensões extremas após o assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Washington saudou a morte do líder do Hezbollah, com o secretário de Estado Antony Blinken a realçar hoje que o mundo estava "mais seguro sem ele", ao mesmo tempo que apelava à desescalada e a uma solução diplomática no Líbano.

O Exército israelita anunciou hoje à noite o estabelecimento de uma "zona militar fechada" em torno de três localidades na fronteira com o Líbano, Metula, Misgav Am e Kfar Giladi, no norte de Israel.

Este anúncio surgiu horas depois de o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, ter adiantado a possibilidade de serem lançadas operações terrestres contra o movimento islâmico armado Hezbollah no Líbano.

"Iremos empregar todas as capacidades que temos, e se alguém do outro lado não entendeu o que essas capacidades implicam, referimo-nos a todas as capacidades, e vocês fazem parte desse esforço", destacou o ministro, durante uma visita aos soldados no norte.

O Hezbollah tinha indicado no início do dia que os seus combatentes estavam prontos para enfrentar qualquer ofensiva terrestre no Líbano, mesmo depois do golpe infligido pelo assassinato do seu líder, Hassan Nasrallah.

Entretanto, o Exército libanês está a reposicionar e reagrupar as suas forças" as suas tropas no sul do país, revelou um oficial militar libanês à agência France-Presse (AFP), que falou sob condição de anonimato.

O canal local al-Manar, afiliado do Hezbollah, anunciou "fogo de artilharia sionista" perto das aldeias fronteiriças de Wazzani, Vale Khiam, Alma Al-Chaab e Naqoura, enquanto a agência nacional libanesa ANI reportou "fogo de artilharia significativo contra Wazzani" .

Estas aldeias estão próximas das localidades israelitas declaradas como "zona militar fechada" pelo Exército israelita.

Israel tem lançado na última semana uma vaga de ataques aéreos mortíferos contra bastiões do Hezbollah no Líbano no início deste mês.

O Hezbollah começou a disparar 'rockets' contra o norte de Israel em 08 de outubro, dizendo que o fazia em apoio do seu aliado Hamas, um movimento islamista palestiniano em guerra contra Israel na Faixa de Gaza desde 07 de outubro, dia do seu ataque sem precedentes em solo israelita.

[Notícia atualizada às 00h00]

Leia Também: UE apela a cessar-fogo entre Israel e Hezbollah e pondera mais apoio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório