Meteorologia

  • 03 OCTOBER 2024
Tempo
26º
MIN 20º MÁX 26º

Urso sem patas da frente apanhado a andar como os humanos. "Incrível"

O animal, que terá nascido já sem as patas dianteiras, foi avistado nas montanhas da Virgínia, nos Estados Unidos.

Urso sem patas da frente apanhado a andar como os humanos. "Incrível"
Notícias ao Minuto

03/10/24 11:17 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um urso preto, que terá nascido sem as patas dianteiras, foi avistado nas montanhas da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos. Por ter nascido sem as patas da frente, o animal quadrúpede acabou por se transformar num bípede, como os seres humanos. Apesar de não ser algo inédito, não é comum.

 

"A área em que ele está tem alguns dos terrenos mais íngremes dos Apalaches [cordilheira da América do Norte]. Ele não tem problemas em locomover-se", escreveu no Instagram o caçador e escritor Kirk Price, que captou as imagens.

Em 2022, o caçador já tinha publicado um vídeo no seu canal de YouTube a explicar que sabia que o urso estava na zona e andava a ver fotos dele desde 2018. Indicou também que não havia sinais de que o animal estivesse subnutrido e disse que o viu subir uma encosta íngreme só com as duas patas traseiras, sem demonstrar qualquer incómodo.

Segundo as estimativas de Kirk Price, tendo por base os avistamentos e características do urso, o animal deve ter cerca de oito anos. As crias desta espécie ficam com as mães nos primeiros dois anos e, em 2018, quando viu fotos dele pela primeira vez, o animal não era particularmente grande.

Ao jornal norte-americano USA Today, o caçador explicou que o urso não deve ter perdido as patas da frente em armadilhas por ter as "protuberâncias limpas" na zona dos antebraços. O que não aconteceria se o animal tivesse sido vítima de uma armadilha.

Além disso, o urso nunca foi visto com as patas dianteiras, nem mesmo quando era mais jovem. Caso tivesse perdido as duas patas em armadilhas, isso teria também de ter acontecido com as duas patas em simultâneo ou logo uma a seguir à outra, num período de tempo muito curto, e o animal teria de ter sobrevivido ao ferimento e à infeção que se seguiriam.

As armadilhas para ursos não são utilizadas atualmente pelos caçadores. São ilegais e abominadas pela maioria das pessoas que caçam.

"Acredito firmemente que ele nasceu assim e superou todas as adversidades. É nisso que se deve concentrar a atenção. Este urso é verdadeiramente incrível", afirmou o caçador.

Leia Também: Competição por título de 'mais gordo' adiada por luta mortal entre ursos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório