Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Jovem nepalês quebra recorde ao escalar as montanhas mais altas do mundo

O jovem, que começou a escalar montanhas de alta altitude aos 16 anos, chegou ao cume de todas as montanhas mais altas do mundo em 740 dias.

Jovem nepalês quebra recorde ao escalar as montanhas mais altas do mundo
Notícias ao Minuto

09/10/24 15:11 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Nepal

Um adolescente nepalês tornou-se o alpinista mais jovem a escalar os 14 picos mais altos do mundo, esta quarta-feira. Nima Rinji Sherpa, de 18 anos, alcançou o topo do Monte Shishapangma, no Tibete, por volta das 6h05 (hora local) de hoje, noticiou a BBC.

 

"Isto não é apenas o culminar da minha viagem pessoal, mas um tributo a todos os Sherpa que alguma vez ousaram sonhar para além dos limites tradicionais que nos são impostos. O alpinismo é mais do que trabalho, é um testemunho da nossa força, resiliência e paixão", disse.

É que, recorde-se, a palavra ‘Sherpa’ é comummente usada para descrever os guias do monte Evereste, apesar de se referir também a um grupo étnico de pessoas que vive nas montanhas do Nepal.

Nima Rinji quer, assim, provar à geração mais jovem de Sherpas que podem "ultrapassar o estereótipo de serem apenas alpinistas de apoio e abraçar o seu potencial como atletas de topo, aventureiros e criadores".

"Não somos apenas guias; somos pioneiros. Que este seja um apelo a todos os Sherpas para que vejam a dignidade do nosso trabalho, o poder da nossa herança e as possibilidades ilimitadas do nosso futuro", apelou.

O jovem, que começou a escalar montanhas de alta altitude aos 16 anos, chegou ao cume de todas as montanhas mais altas do mundo em 740 dias.

Aliás, o adolescente alcançou o pico do Manaslu, no Nepal, a oitava montanha mais alta do mundo, a 30 de setembro de 2022, logo após terminar os exames do 10.º ano.

De facto, o recorde desta quarta-feira junta-se a vários outros já obtidos por Nima Rinji, que é o alpinista mais jovem do mundo a escalar as montanhas G1 e G2 dos Himalaias, o alpinista mais jovem a escalar o Nanga Parbat, em Caxemira, e o alpinista mais jovem a escalar o Monte Evereste e Lhotse em 10 horas.

O adolescente é membro de uma família de alpinistas recordistas, que dirige a ‘Seven Summit Treks’, a maior empresa de expedições de alpinismo do Nepal.

O anterior detentor do recorde do alpinista mais jovem a escalar todas as montanhas mais altas do mundo era também um alpinista nepalês, Mingma Gyabu 'David' Sherpa, que alcançou o feito aos 30 anos, em 2019.

Leia Também: Morreram cinco alpinistas russos que estavam desaparecidos no Nepal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório