Meteorologia

  • 13 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 25º

Guerrilha colombiana pede a delegações para não irem à COP16

A guerrilha colombiana Estado Maior Central (EMC) pediu às delegações para não participarem na COP16 sobre biodiversidade, que vai decorrer este mês, na Colômbia, depois do lançamento duma ofensiva militar.

Guerrilha colombiana pede a delegações para não irem à COP16
Notícias ao Minuto

13/10/24 06:33 ‧ Há 5 Horas por Lusa

Mundo Colômbia

"Tendo em conta a guerra com que (as autoridades) estão a responder ao nosso desejo de paz na COP16, convidamos os delegados da comunidade nacional e internacional a não participarem neste evento", escreveu, no sábado, o EMC na rede social X (antigo Twitter).

 

O grupo é uma das principais fações dissidentes da guerrilha colombiana das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A COP16 começa a 21 de outubro, em Cali, no sudoeste do país, sendo esperados representantes de cerca de 200 países e 12.000 pessoas para tentarem estimular a aplicação de um roteiro para salvar a natureza até 2030, depois de um acordo histórico alcançado em Montreal em 2022.

"A COP16 é um fiasco", declarou o EMC, na mesma mensagem.

Inicialmente, a guerrilha tinha anunciado uma trégua nas operações militares ofensivas "para garantir o bom desenrolar da COP16", após vários ataques e confrontos regulares com as forças de segurança.

Bogotá pretende aproveitar esta 16.ª conferência da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica para assumir a liderança nos esforços globais de proteção da natureza, ao mesmo tempo que se debate com os estragos da desflorestação ligada ao tráfico de cocaína.

O anúncio da EMC surgiu na sequência do lançamento, no sábado, de uma operação militar contra o movimento de guerrilha.

Denominada "Perseo", a operação começou em El Plateado (sudoeste), numa região transformada em "bolsa internacional de cocaína" pelo EMC, afirmou o Presidente colombiano, Gustavo Petro.

Os combates deixaram pelo menos 17 feridos, indicou um comunicado do Provedor de Justiça colombiano, o órgão estatal que supervisiona os direitos humanos no país.

El Plateado é um dos principais redutos do EMC na região do Micay Canyon, um complexo montanhoso onde abundam as plantações de folha de coca e a produção de cocaína é estratégica.

Leia Também: Naufrágio de galeão espanhol no séc. XVIII não ocorreu devido a explosão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório