Meteorologia

  • 17 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Grécia defende solução concertada para o controlo de entradas na UE

A Grécia defendeu hoje uma solução europeia sobre migrações, alegando que "os acordos bilaterais não levam a lado nenhum", quando chegaram à Albânia os primeiros migrantes detidos em águas italianas.

Grécia defende solução concertada para o controlo de entradas na UE
Notícias ao Minuto

16/10/24 15:29 ‧ Há 17 Horas por Lusa

Mundo Migrações

O ministro grego da Migração e Asilo, Nikolaos Panagiotopoulos, disse que o chefe de Governo, Kyriakos Mitsotakis, falará sobre este posicionamento a propósito de política migratória durante a cimeira europeia, que se realiza na quinta e sexta-feira, propondo uma "solução europeia" concertada.

 

"Para contextualizar, esta estrutura destina-se a acomodar menos de 1.000 pessoas", explicou Panagiotopoulos, defendendo que o acordo entre a Itália e a Albânia para o acolhimento de migrantes, é um projeto viável.

Pouco menos de um ano depois da assinatura de um polémico acordo entre Roma e Tirana, os primeiros migrantes detidos em águas italianas chegaram hoje à Albânia, num processo de externalização do pedido de asilo nunca antes experimentada na Europa.

A Grécia - na linha da frente face às chegadas de migrantes devido à sua longa fronteira terrestre e marítima com a Turquia -- tem defendido que apenas pode ser considerada uma solução ao nível dos 27 estados-membros da União Europeia (UE).

Atenas criticou a decisão da Alemanha, no mês passado, de generalizar os controlos policiais através das suas fronteiras durante seis meses.

O primeiro-ministro grego considera que "a abolição unilateral de Schengen" não é uma solução eficaz e mostra-se relutante em acolher novos requerentes de asilo depois de ter registado um aumento do número de migrantes na última década.

Leia Também: Grécia prevê crescimento de 2,3% para 2025

Recomendados para si

;
Campo obrigatório