Meteorologia

  • 17 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Jordânia avisa Irão que não permitirá violação do seu espaço aéreo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia avisou hoje o homólogo iraniano, de visita a Amã, que o reino não permitirá que qualquer parte viole o seu espaço aéreo, num contexto de escalada entre o Irão e Israel.

Jordânia avisa Irão que não permitirá violação do seu espaço aéreo
Notícias ao Minuto

16/10/24 15:42 ‧ Há 8 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

A Jordânia, vizinha de Israel, "não será um campo de batalha para ninguém e não permitirá que qualquer parte viole a sua soberania e o seu espaço aéreo ou ameace a segurança dos seus cidadãos", declarou Ayman Safadi perante o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi.

 

A 01 deste mês, o Irão lançou cerca de 200 mísseis contra Israel, incluindo, pela primeira vez, vários hipersónicos. Israel prometeu responder.

Os ataques foram apresentados pelo Irão como uma retaliação pelo assassínio, em Teerão, em julho, do líder do Hamas palestiniano, Ismail Haniyeh, que foi atribuído a Israel, e pelo de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah libanês pró-iraniano, morto num ataque israelita a 27 de setembro, perto de Beirute.

Após o ataque iraniano de 01 deste mês, a Jordânia fechou o seu espaço aéreo, enquanto a sua força aérea e as defesas antiaéreas intercetaram mísseis e 'drones' depois de terem entrado no espaço aéreo jordano.

O Ministério do Interior da Jordânia indicou também que alguns cidadãos tinham ficado ligeiramente feridos devido à queda de destroços.

Leia Também: Egito e Jordânia apoiam o Líbano perante "agressão israelita"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório