Meteorologia

  • 16 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Dois elementos da Cruz Vermelha feridos em ataque israelita no Líbano

A Cruz Vermelha afirmou hoje que dois dos seus elementos ficaram feridos durante uma operação de ajuda coordenada com a ONU numa cidade no sul do Líbano, que, segundo meios de comunicação estatais, foi alvo de ataques israelitas.

Dois elementos da Cruz Vermelha feridos em ataque israelita no Líbano
Notícias ao Minuto

16/10/24 17:01 ‧ Há 5 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Ficaram ligeiramente feridos por estilhaços" em Joueyya, especifica a organização.

 

De acordo com o ministro da Saúde Pública libanês, Firas Abiad, "mais de 150 socorristas e prestadores de cuidados foram mortos e 130 ambulâncias danificadas" no decurso dos confrontos que se prolongam há mais de um ano entre Israel e o grupo xiita Hezbollah.

Desde 08 de outubro de 2023, um dia após o início da guerra na Faixa de Gaza, Israel e o movimento armado apoiado pelo Irão iniciaram hostilidades, que, durante quase um ano, se limitaram a trocas de tiros ao longo da fronteira israelo-libanesa.

Contudo, no final de setembro, Israel iniciou uma ampla campanha de bombardeamentos que se concentrou no sul e no leste do Líbano, mas também nos subúrbios de Dahieh, no sul de Beirute, um bastião do Hezbollah, onde foi morto o seu líder, Hassan Nasrallah, bem como outros altos quadros do grupo armado libanês apoiado pelo Irão.

Segundo o Governo libanês, pelo menos 2.350 pessoas morreram no último ano, das quais 1.356 desde 23 de setembro, e mais de 1,2 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas.

Leia Também: Países da UE que integram FINUL vão exercer "pressão máxima" sobre Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório