Meteorologia

  • 19 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Dois mortos em carro atacado por drone israelita a norte de Beirute

Pelo menos duas pessoas morreram num ataque de um drone israelita a um carro na cidade libanesa de Jounieh, a norte de Beirute, informaram hoje as autoridades libanesas.

Notícias ao Minuto

19/10/24 10:41 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

O Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública do Ministério da Saúde Pública do Líbano emitiu uma breve declaração na sua conta oficial X (antigo Twitter) anunciando que "um ataque inimigo israelita a um carro em Jounieh matou duas pessoas".

 

A nota não acrescentou mais pormenores sobre esta operação dirigida, que atribuiu ao exército israelita, que normalmente concentra este tipo de ações no sul do Líbano, embora desde o início da campanha de bombardeamento maciço no final de setembro tenha começado a atacar diferentes partes do país, também no norte, e zonas consideradas seguras.

No início desta semana, um bombardeamento israelita na aldeia de Aitou, uma aldeia cristã perto de Tripoli, matou cerca de 20 pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde Pública, desde o início do conflito, há pouco mais de um ano, os ataques israelitas no Líbano mataram mais de 2.400 pessoas e feriram mais de 11.000, a grande maioria nas últimas três semanas.

Ainda sobre o ataque, a Agência Nacional de Notícias (Ani), avança que "três 'rockets' atingiram um carro (...) onde seguiam um homem e a sua esposa, na autoestrada".

Segundo Ani, as duas pessoas que se encontravam no carro fugiram e refugiaram-se numa zona arborizada ao longo da estrada, antes de serem novamente visadas e mortas.

Um jornalista da AFP que se encontrava no local viu um grande número de soldados do exército libanês posicionados perto do carro visado nesta autoestrada.

Após um ano de tiroteios na fronteira, Israel e o Hezbollah pró-iraniano estão agora em guerra aberta no Líbano, onde o exército israelita lançou uma ofensiva terrestre no sul em 30 de setembro.

A força aérea israelita efetuou ataques durante a noite contra o sul e o leste do Líbano, segundo a Ani.

O Hezbollah reivindicou a autoria de vários ataques contra Israel na sexta-feira à noite, incluindo um com "drones explosivos" contra uma base militar no centro do país.

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, revelou hoje que um drone tinha sido disparado contra a sua residência privada em Cesareia, no centro de Israel, mas que não havia registo de vítimas.

Leia Também: PM libanês denuncia "interferência flagrante" do Irão, Teerão nega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório