Meteorologia

  • 19 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Vários ataques israelitas no Líbano fazem pelo menos quatro mortos

Quatro pessoas morreram hoje num ataque israelita a um prédio residencial de Maaloul, no leste do Líbano, tendo a força aérea israelita também atacado nos subúrbios do sul de Beirute, após apelar à evacuação do local, segundo as autoridades.

Vários ataques israelitas no Líbano fazem pelo menos quatro mortos
Notícias ao Minuto

19/10/24 17:37 ‧ Há 5 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

O Centro de Operações de Emergência Sanitária do Ministério da Saúde Pública do Líbano informou, através de um comunicado, que o ataque israelita à aldeia na região de Bekaa matou pelo menos quatro pessoas e feriu treze, estando as equipas a trabalhar para identificar as vítimas.

 

Segundo a Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN), um dos mortos no ataque a um edifício residencial é o presidente da câmara da aldeia de Sohmor, Haidar Shahla.

Trata-se do segundo presidente de câmara morto por um ataque israelita nos últimos dias, após o presidente da câmara de Nabatieh, Ahmad Kheil, ter sido morto numa ação quando se encontrava reunido com a sua equipa e o comité de crise na câmara municipal da cidade.

Também hoje a força aérea israelita efetuou ataques nos subúrbios do sul de Beirute, depois de ter apelado à evacuação deste reduto do movimento islamita Hezbollah, pela primeira vez em três dias.

As imagens da AFPTV mostraram nuvens de fumo cinzento e preto a elevarem-se sobre os bairros visados.

A agência noticiosa nacional oficial (ANI) informou que dois "ataques inimigos" tinham atingido um edifício no bairro de Haret Hreik.

Estes ataques ocorrem depois de uma saraivada de projeteis provenientes do Líbano ter atingido o norte de Israel durante a manhã e de um drone ter sido disparado contra a residência privada do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Entretanto, um responsável médico da Faixa de Gaza acusou hoje o exército israelita de ter cercado e bombardeado o hospital indonésio de Beit Lahia, no norte do território, ferindo mais de 40 pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

"Os tanques israelitas cercaram completamente o hospital, cortaram a eletricidade e dispararam projeteis, visando o segundo e o terceiro andares", declarou o diretor do hospital, Marouane Sultan.

"Esta situação comporta graves riscos para o pessoal médico e para os doentes", sublinhou.

Em comunicado, o Ministério da Saúde do Governo do Hamas declarou que os ataques tinham como alvo os andares superiores do hospital e que "mais de 40 pacientes" e pessoal médico tinham ficado feridos.

Contactado pela AFP, o exército afirmou em comunicado que as tropas que operam na zona tinham sido "informadas da importância de limitar os danos às infraestruturas civis e médicas".

O exército "sublinha que o hospital continua a funcionar sem perturbações e em plena capacidade", assegurando que não foi "alvo de fogo intencional".

Desde o início do conflito, há pouco mais de um ano, os ataques israelitas contra o Líbano mataram mais de 2.400 pessoas e feriram mais de 11.000, a grande maioria das vítimas nas últimas três semanas, segundo o Ministério da Saúde Pública. EFE

Leia Também: Israel diz ter destruído centro de comando do Hezbollah no sul do Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório