Meteorologia

  • 22 OCTOBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º

Irão informa que países vizinhos rejeitam violação do espaço aéreo

O chefe da diplomacia iraniana disse hoje que os países vizinhos do Irão rejeitam que territórios ou espaços aéreos sejam utilizados para ataques referindo-se a uma eventual ação militar por parte de Israel.

Irão informa que países vizinhos rejeitam violação do espaço aéreo
Notícias ao Minuto

22/10/24 09:47 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

"<span class="news_bold">Todos os nossos vizinhos nos garantiram que não vão permitir que o solo ou o seu espaço aéreo sejam utilizados contra a República Islâmica do Irão", declarou Abbas Araghchi numa conferência de imprensa no Kuwait.

 

A visita ao emirado surge numa altura em que Israel, em guerra com o Hamas em Gaza e com o Hezbollah no Líbano, dois grupos apoiados pelo Irão, ameaçou repetidamente retaliar contra o Irão.

O chefe da diplomacia iraniana esteve no Bahrein na segunda-feira no âmbito de uma deslocação regional que o levou à Arábia Saudita, Qatar, Omã, Iraque, Egito e Turquia.

"Estamos a acompanhar de perto os movimentos das bases norte-americanas na região e estamos cientes de todos os voos e movimentos", disse Araghchi.

"Se, de alguma forma, Israel atacar o Irão, o Irão vai responder 'na mesma moeda'", acrescentou.

Os Estados Unidos, aliado de Israel, dispõem de meios militares em toda a região, nomeadamente no Kuwait, Qatar e nos Emirados Árabes Unidos.

Araghchi também reiterou os avisos do Irão contra um possível ataque israelita às instalações nucleares iranianas.

"Atacar instalações nucleares é um crime internacional grave, mesmo a ameaça de o fazer é um crime", afirmou.

"Para nos defendermos e para defendermos as nossas instalações nucleares, temos os nossos próprios instrumentos e métodos, nos quais confiamos", frisou.

Leia Também: Irão avisa EUA para a sua responsabilidade se Israel o atacar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório