Meteorologia

  • 22 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 24º

Pelo menos três socorristas da Cruz Vermelha feridos em ataque israelita

A Cruz Vermelha libanesa informou hoje que três dos seus paramédicos foram feridos por estilhaços num ataque durante uma operação de salvamento na cidade de Nabatieh, onde se tinham deslocado para tratar vítimas de um anterior bombardeamento israelita.

Pelo menos três socorristas da Cruz Vermelha feridos em ataque israelita
Notícias ao Minuto

22/10/24 16:08 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

A organização afirmou que o incidente teve lugar na tarde de hoje em Nabatieh, no sul do país, para onde se tinham deslocado com quatro veículos e equipamento, "depois de estabelecerem os contactos necessários com a FINUL", a missão de manutenção da paz da ONU no sul do Líbano, para tratar possíveis vítimas de uma incursão israelita anterior.

 

Uma vez no local, os paramédicos avançaram e iniciaram o processo de reconhecimento para encontrar os feridos e socorrê-los, mas a zona foi novamente atacada e três dos paramédicos foram feridos por estilhaços e transferidos para o hospital, segundo a Cruz Vermelha libanesa.

Este não é o primeiro ataque em que pessoal médico fica ferido desde a escalada do conflito entre o exército israelita e o movimento xiita libanês pró-iraniano Hezbollah.

Há nove dias, a Cruz Vermelha libanesa relatou que vários dos seus membros tinham sofrido ferimentos ligeiros quando os aviões israelitas bombardearam, pela segunda vez, uma casa na cidade de Sirbine, no sul do país.

O diretor-geral do Ministério da Saúde Pública, Fadi Senan, recordou que os ataques israelitas destruíram até agora "50 centros de saúde, mais de 150 ambulâncias, mataram 150 paramédicos e danificaram 14 hospitais".

Pelo menos 2.483 pessoas morreram e mais de 11.600 ficaram feridas nos ataques israelitas ao Líbano desde 08 de outubro de 2023, quando começaram os confrontos entre o exército israelita e o movimento xiita libanês Hezbollah, como parte da guerra na Faixa de Gaza.

Leia Também: 13 mortos e 57 feridos em ataque junto a hospital do Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório