Meteorologia

  • 25 OCTOBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

"Excelente". Von der Leyen elogia plano de reformas sérvio

A presidente da Comissão Europeia classificou hoje como "excelente" o programa de reformas apresentado pela Sérvia e disse que Belgrado vai receber este ano 110 milhões de euros em pré-financiamento.

"Excelente". Von der Leyen elogia plano de reformas sérvio
Notícias ao Minuto

25/10/24 18:17 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo União Europeia

"Quero agradecer-lhe [Aleksandar Vucic, Presidente do país] e à sua equipa pelo grande trabalho na agenda de reformas. E deixe-me dizer-lhe que é uma agenda excelente", disse Ursula von der Leyen, em visita a Belgrado.

 

A Sérvia, candidata à adesão à União Europeia (UE), apresentou um plano de reformas para avançar no processo, depois de mostrar uma aproximação à Rússia, nomeadamente ao recusar aplicar sanções a Moscovo, na sequência da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Este programa vai valer um "pré-financiamento" de 110 milhões de euros este ano.

Na eventualidade de o país cumprir com aquilo a que se propôs, o executivo comunitário pode desembolsar 1.5000 milhões de euros do plano para o crescimento dos Balcãs Ocidentais, que também inclui apoio a Belgrado.

O plano, de cerca de 6.000 milhões de euros -- 2.000 milhões de euros em subvenções e os outros 4.000 milhões de euros em empréstimos -- para toda a região tem como propósito financiar as reformas os países da antiga Jugoslávia e aproximá-los dos padrões da UE para concretizar, no futuro, a adesão.

A Sérvia era o país que estava na linha da frente deste processo de adesão, mas aproximações a Moscovo terão estagnado o processo. A Albânia é, neste momento, o país que está mais bem 'lançado' neste processo e no dia 15 de outubro iniciou mais uma fase para integrar o próximo alargamento da União.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recusou hoje reunir-se em Belgrado com o primeiro-ministro sérvio, Milos Vucevic, que se encontrara com o ministro russo da Economia, Maxim Rechetnikov.

"Cancelámos a reunião com o primeiro-ministro (sérvio) na sequência da (sua) reunião com o ministro da Economia da Federação Russa", anunciou o embaixador da União Europeia (UE) na Sérvia, Emanuele Giaufret, acrescentando que havia "uma indicação sobre a intenção da Sérvia de reforçar as relações económicas noutras áreas com a Federação Russa".

Antes de cancelar o seu encontro com Vucevic, Von der Leyen explicou as razões da sua decisão ao Presidente sérvio, Aleksander Vucic.

"Tendo isto em mente, a presidente da Comissão considerou que não havia razão para realizar a reunião com o primeiro-ministro", esclareceu Giaufret.

Um comunicado de imprensa do Governo sérvio informou sobre o encontro em Belgrado do chefe do Governo com o ministro russo, que lidera uma "delegação russa" que visita a capital sérvia.

"O primeiro-ministro sérvio, Milos Vucevic, discutiu hoje com o ministro do Desenvolvimento Económico da Federação Russa, Maxim Rechetnikov, o reforço da cooperação económica e outras entre os dois países", lê-se neste comunicado.

Leia Também: Chefe da diplomacia da UE condena morte de 128 jornalistas num ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório