Meteorologia

  • 26 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

British Council terá de pagar indemnização por assédio a aluna de 13 anos

A família da menina exigiu 35 mil euros à escola e professores pelos danos que a menor sofreu por comportamento “negligente”.

British Council terá de pagar indemnização por assédio a aluna de 13 anos
Notícias ao Minuto

26/10/24 15:31 ‧ Há 5 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um tribunal de Madrid, em Espanha, deu razão à família de uma menina de 13 anos e condenou o British Council a pagar uma indemnização de 35 mil euros por assédio moral e injúrias. 

 

A menina era aluna da instituição de ensino desde os 3 anos e, segundo os pais, citados pelo canal de televisão espanhol Telecinco, “sem nunca ter tido qualquer comportamento irregular” e sempre com “excelentes notas”. 

Mas, no ano letivo de 2021-2022 tudo mudou. Uma amiga da criança foi alvo de “graves episódios de bullying” por parte de outros dois colegas, quer pessoalmente, quer através de mensagens, levando os pais dessa menina a relatar os factos à escola. No entanto, o British Council desvalorizou, classificando o caso como “comportamentos inadequados e ocasionais”.

Os pais da rapariga vítima de bullying acabaram por mudá-la de escola e denunciar a situação à polícia. 

Entretanto, a família da aluna que agora apresentou queixa decidiu entregar ao tutor da filha algumas das mensagens que a outra menina tinha recebido e que comprovavam as situações de assédio, mas o professor incentivou-os “não só a ignorar os factos ocorridos com a amiga, mas também a deixarem-se de se referir a eles em público ou em privado”. 

Depois disso, puseram em prática “um esquema vil para forçar deliberadamente a menor a abandonar a escola”, chegando a abrir um inquérito contra a menina por alegada intimidação e sancionando-a várias vezes.

Leia Também: Abuso de autoridade e assédio não são denunciados por receio de retaliações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório