Itália e Líbia assinam acordos sobre investimento e infraestruturas
A Líbia e a Itália assinaram esta terça-feira vários acordos sobre investimentos e infraestruturas, com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois Estados mediterrânicos.
© Remo Casilli/Reuters
Mundo Itália
Os acordos foram assinados pelo primeiro-ministro líbio, Abdelhamid Dbeibah, e a sua homóloga italiana, Giorgia Meloni, no quadro do Forum de Negócios Itália-Líbia, reatado em Tripoli ao fim de 10 anos.
A Líbia continua com dificuldade em recuperar do conflito e caos que se seguiu ao levantamento que derrubou Muammar Kadhafi, em 2011.
O país continua dividido entre o governo de Dbeibah, reconhecido pela ONU e baseado em Tripoli, no oeste, e a autoridade rival no leste de Khalifa Haftar.
Os acordos assinados com a Itália vão permitir "apoiar a economia nacional", disse Dbeibah, ao anunciar o regresso da transportadora aérea italiana ITA Airways em dezembro e o levantamento das restrições de viagens para os empresários italianos.
Anunciou também que vai ser retomado o megaprojeto de autoestrada costeira, ao longo de 1.800 quilómetros, entre as fronteiras com a Tunísia e o Egito.
Em comunicado, a Itália qualificou como "muito importante" a visita de Meloni à Líbia, que é a quarta desde que está no cargo.
Foram ainda assinados acordos para promover a cooperação entre pequenas e médias empresas e bancos dos dois Estados.
Além destes, houve acordos nos setores da saúde, do comércio e dos transportes.
Os acordos assinados em Tripoli inscrevem-se no designado 'Plano Mattei' italiano para África, que defende um aumento da relação económica com Estados deste continente, com vista à redução dos fluxos de migrantes indocumentados.
Leia Também: Esta receita de massa vai transportá-lo para Itália na 1.ª garfada
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com