Recolhido pó de talco contaminado com amianto vendido nos EUA e na Amazon
Amianto é um agente cancerígeno.
© FDA
Mundo Pó de talco
Um pó de talco para bebés, distribuído em 35 estados norte-americanos e vendido online através da Amazon, está a ser recolhido devido a uma possível contaminação com amianto, segundo anunciou a Food and Drug Administration (FDA), autoridade reguladora do medicamento dos Estados Unidos.
A FDA informou que, na segunda-feira, a Dynarex Corporation comunicou que uma anterior recolha de pó de talco para bebés Dynacare, iniciada em setembro, se tinha expandido de 12 para 35 estados.
A empresa disse que os produtos 'Dynacare Baby Powder' recolhidos foram vendidos em 18 de janeiro de 2024 ou após esse dia, no Alabama, Arkansas, Arizona, Califórnia, Colorado, Delaware, Flórida, Geórgia, Iowa, Illinois, Indiana, Kentucky, Louisiana, Massachusetts, Maryland, Minnesota, Missouri, Mississippi, Montana, Carolina do Norte, Nebraska, Nova Jérsia, Novo México, Nova Iorque, Ohio, Oklahoma, Pensilvânia, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Vermont, Washington e Wisconsin e online, através da Amazon.
A Dynarex Corporation disse que os clientes devem interromper imediatamente a utilização dos produtos e para os devolverem para um reembolso total.
Até ao momento, não houve doenças ou eventos adversos relatados em conexão com o sucedido.
Em setembro, a empresa tinha anunciado, pela primeira vez, a recolha dos produtos, depois de uma "amostragem de rotina" da FDA revelar que os produtos "continham amianto", um agente cancerígeno.
"Após uma investigação mais aprofundada, identificámos lotes adicionais de produtos que podem conter amianto devido à utilização do mesmo material de talco a granel", disse a Dynarex, esta segunda-feira. "A empresa cessou a distribuição do produto, uma vez que está a decorrer uma investigação para determinar a causa da contaminação do talco", completou.
Leia Também: Organizações denunciam atum em lata "contaminado" em países europeus
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com