Tijuana proíbe uso de máscaras no Halloween e Dia dos Mortos
As autoridades de Tijuana proibiram na quinta-feira o uso de máscaras ou artigos que cubram o rosto durante a celebração do Halloween e do Dia dos Mortos, devido à situação de violência e insegurança que a cidade mexicana vive.
© Shutterstock
Mundo México
Esta é uma medida insólita para os cidadãos, uma vez que em ocasiões anteriores não tinha sido feita esta exigência, que se aplicará apenas aos adultos, de forma a "garantir a segurança das famílias da cidade", revelou o secretário de Segurança e Proteção do Cidadão, Juan Manuel Sánchez Rosales.
Segundo o Ministério da Segurança, em ocasiões anteriores "nestas celebrações, pessoas mal-intencionadas aproveitaram-se das fantasias para cometerem roubos e outros crimes, escondendo a sua identidade sob a máscara".
As autoridades municipais indicaram que aqueles que violarem esta regra estarão sujeitos a sanções financeiras consideráveis e, se não pagarem, poderão ser presos durante algumas horas.
"Esta medida abrangente procura garantir a segurança de todos os cidadãos durante as festividades", realçaram, em comunicado.
O secretário de Segurança informou os meios de comunicação social que, para garantir a segurança dos cidadãos, seria realizada uma operação especial na quinta-feira à tarde e na madrugada de sexta-feira, com um contingente de 450 polícias na cidade de dois milhões de habitantes e que faz fronteira com a Califórnia (Estados Unidos).
"A operação será apoiada por 200 unidades que patrulharão estrategicamente as zonas mais movimentadas da cidade. Além disso, serão utilizados drones para monitorizar a saturação e o trânsito nas ruas", detalhou.
O secretário da Câmara Municipal de Tijuana, Arnulfo Guerrero, partilhou com os meios de comunicação social que "a Polícia Municipal deve recorrer a critérios próprios para determinar quais as pessoas a prender, com o objetivo de evitar conflitos entre os cidadãos".
E acrescentou que "apenas na Avenida Revolución [Avenida da Revolução, em português] será permitido o uso moderado de máscaras e não haverá tolerância para locais onde sejam encontrados menores a ingerir bebidas, incluindo bares da zona, centros comerciais ou residências particulares".
As autoridades estimaram a presença de até 15 mil pessoas na Avenida Revolución durante as festividades de Halloween, a via mais conhecida da zona turística da cidade, onde a maioria das pessoas costuma reunir-se para exibir os seus trajes característicos deste feriado.
Leia Também: Madalena Aragão celebra o Halloween ao lado de João Neves em Paris
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com