Meteorologia

  • 01 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 20º

"Atenção!" Temporal que arrasou Valência a caminho das ilhas Baleares

A Agência Estatal de Meteorologia espanhola ativou o alerta laranja devido à previsão de chuvas muito fortes em todas as ilhas do arquipélago, que podem chegar até aos 50 litros por metro quadrado no espaço de uma hora.

"Atenção!" Temporal que arrasou Valência a caminho das ilhas Baleares
Notícias ao Minuto

01/11/24 17:21 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A tempestade que se abateu sobre Valência esta semana chega às ilhas Baleares esta sexta-feira, levando a Agência Estatal de Meteorologia espanhola a ativar o alerta laranja para aguaceiros fortes ou muito fortes que podem deixar até 50 litros de água por metro quadrado no espaço de uma hora, acompanhados por trovoada.

 

"Atenção aos aguaceiros e trovoadas que estão a crescer nas ilhas Baleares! Podem ser fortes ou muito fortes e localmente persistentes", pode ler-se na página da Agência Estatal de Meteorologia espanhola dedicada a esta região, onde também estão já a ser publicados vídeos que mostram a força da chuva cai na região.

Perante estas previsões, a Câmara Municipal de Palma de Maiorca fechou todos os parques e cemitérios a partir das 14h00, avança o jornal local Diario de Mallorca.

Para sábado também se prevê chuva para Valência e Catalunha, embora com uma situação meteorológica mais estável e não tão preocupante como nas ilhas Baleares.

O fenómeno DANA chegou esta sexta-feira a Ibiza, Formentera e Maiorca.

O número de mortes em Espanha devido às inundações subiu para 205, continuando dezenas de pessoas desaparecidas, segundo o mais recente balanço das autoridades espanholas.

Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.

Trata-se de uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos em Espanha, ultrapassando as inundações de Biescas (Huesca) em 1996, com 87 mortos, e as inundações de Turia em 1957, em que morreram entre 80 e 100 pessoas.

Leia Também: Espanha. Enviados mais 15 profissionais para colaborar nas autópsias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório