Pelo menos 25 mortos em naufrágio na rota Comores-Mayotte
Pelo menos 25 migrantes morreram no naufrágio de uma embarcação entre o arquipélago das Comores e a ilha francesa de Mayotte, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
© Getty Images
Mundo OIM
"A OIM lamenta saber da morte de pelo menos 25 pessoas na sequência do naufrágio deliberado da sua embarcação por traficantes ao largo das Ilhas Comores, entre Anjouan e Mayotte, na sexta-feira à noite", declarou a agência da ONU em comunicado.
Segundo os sobreviventes, a bordo seguiam cerca de 30 pessoas de diferentes nacionalidades, incluindo sete mulheres, quatro menores (duas crianças de seis e dois anos) e dois bebés.
Os cinco sobreviventes foram resgatados por pescadores no sábado de manhã, acrescentou a OIM.
O acidente segue-se a duas tragédias semelhantes ocorridas na mesma zona nos últimos três meses, segundo aquela agência da ONU.
Em setembro, uma embarcação com 12 pessoas a bordo, incluindo duas crianças e uma mulher grávida, deixou a costa de Anjouan e nunca chegou a Mayotte.
Em agosto, oito pessoas morreram num incidente semelhante, incluindo um rapaz de 12 anos.
Milhares de pessoas morreram nesta rota migratória na tentativa de chegar a Mayotte.
Em 2012, um relatório do Senado francês estimou que entre sete mil e dez mil pessoas tinham morrido ao tentar atravessar das Comores para Mayotte desde 1995, mas que este número poderia ser muito mais elevado, recordou a OIM.
A agência da ONU sublinhou a importância de estabelecer "canais seguros e legais para a migração, a fim de reduzir os perigos enfrentados por crianças, mulheres e homens ao longo desta rota em viagens marítimas arriscadas".
Leia Também: Migrantes resgatados nas Canárias são únicos sobreviventes de naufrágio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com