UE garante a Trump o "reforço" das relações com Washington
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, manifestaram hoje ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o seu interesse em aprofundar as relações entre os dois blocos.
© Jean Catuffe/Getty Images
Mundo Eleições EUA
Ambos os líderes europeus conversaram com Trump por telefone à margem da cimeira da Comunidade Política Europeia, que hoje decorreu em Budapeste, e partilharam pormenores da conversa na rede social X (antigo Twitter).
"Espero reforçar os laços entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA) e trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios geopolíticos que se nos deparam", escreveu Von der Leyen.
A presidente da Comissão Europeia felicitou ainda Donald Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais norte-americanas de terça-feira e discutiu questões como a guerra na Ucrânia, a defesa, o comércio e a energia, durante o que considerou uma chamada telefónica "excelente".
"Juntos podemos promover a prosperidade e a estabilidade em ambos os lados do Atlântico", acrescentou.
Charles Michel sublinhou, por sua vez, que a UE e os EUA "partilham valores e interesses comuns", salientando que o bloco europeu "está pronto para aprofundar as relações" com Washington "em todos os domínios".
Michel, cujo mandato à frente do Conselho Europeu termina no final deste mês e será substituído no cargo pelo ex-primeiro-ministro português António Costa, transmitiu a Trump as prioridades do bloco em matéria económica e geopolítica, com especial atenção para os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente.
Após uma campanha muito agressiva contra as políticas da administração de Joe Biden, em particular nos temas económicos e de imigração, e apesar das inquietações expressadas em sondagens pelo eleitorado sobre o futuro da democracia, o republicano foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo já conquistado acima dos 270 votos do Colégio Eleitoral necessários.
Com a contagem ainda a decorrer, Trump segue também à frente da adversária democrata, a atual vice-presidente Kamala Harris, no voto popular a nível nacional, com 50,9% contra 47,6% dos votos contados.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado (câmara alta da Congresso) ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes (câmara baixa) se encontra igualmente na frente no apuramento com 207 mandatos, a apenas 11 da maioria.
Leia Também: Eleição de Trump "não vai ter efeitos na decisão de politica monetária"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com