Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Netanyahu ordena plano de ação para prevenir violência em eventos

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje aos serviços secretos que preparem um plano para evitar a violência durante eventos desportivos, um dia após os confrontos em Amesterdão à margem de um jogo de futebol.

Netanyahu ordena plano de ação para prevenir violência em eventos
Notícias ao Minuto

08/11/24 16:01 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Benjamin Netanyahu

"Instruí o chefe do Mossad [serviços secretos israelitas] e outros funcionários a prepararem os nossos planos de ação, o nosso sistema de alerta e a nossa organização face a esta nova situação", disse Netanyahu.

 

A decisão do primeiro-ministro israelita está contida num comunicado divulgado durante uma reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel para supervisionar a retirada de Amesterdão de adeptos israelitas que assistiram na noite de quinta-feira ao jogo de futebol entre o Ajax e o Maccabi Telavive.

Dez pessoas ficaram feridas - cinco israelitas foram hospitalizados, embora já tenham tido alta - e 62 foram detidas durante os confrontos em Amesterdão, que se seguiram a um jogo de futebol.

Os incidentes, condenados pela generalidade da comunidade internacional, levaram as autoridades de Telavive a organizar voos especiais para trazer de regresso de israelitas que quiseram regressar ao país.

O primeiro avião que transportou israelitas retirados de Amesterdão aterrou hoje à tarde no aeroporto internacional Ben Gurion, em Telavive, informaram as autoridades aeroportuárias israelitas.

Segundo a companhia aérea israelita El Al, estão previstos nesta fase três voos especiais para trazer de volta os israelitas de Amesterdão, além dos dois regulares das sextas-feiras.

"Centenas de passageiros israelitas" poderão embarcar gratuitamente nos aviões, informou a companhia aérea.

A ministra dos Transportes israelita, Miri Regev, pediu ao homólogo neerlandês, Barry Madlener, que garantisse "o transporte seguro dos passageiros dos hotéis para o aeroporto".

Pediu também que o aeroporto Schiphol de Amesterdão permaneça aberto durante a noite deste fim de semana e que sejam concedidas "todas as autorizações necessárias" aos aviões de evacuação israelitas.

Leia Também: Netanyahu nomeia antigo conselheiro como novo embaixador nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório