O presidente de Itália, Sergio Mattarella, alertou, esta quarta-feira, que "Itália é um grande país democrático e sabe cuidar de si própria", num aparente recado a Elon Musk. Em causa estão críticas do fundador da Tesla e da Space X a juízes italianos devido às suas decisões contrárias à política migratória do Governo de extrema-direita.
"A Itália é um grande país democrático e… sabe cuidar de si própria respeitando a sua Constituição", disse Mattarella num comunicado divulgado pelo seu porta-voz e citado pela imprensa italiana.
"Qualquer pessoa, especialmente se, como anunciado, estiver prestes a assumir um importante papel de governo num país amigo e aliado, deve respeitar a sua soberania e não pode dar-se a si própria a tarefa de lhe dar instruções", acrescentou.
Apesar de não referir o nome de Elon Musk, as palavras de Mattarella surgiram numa altura em que foi confirmado que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o irá nomear para chefiar um novo departamento de "eficiência governamental".
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai nomear o homem mais rico do planeta, o empresário Elon Musk, para chefiar um novo departamento de "eficiência governamental".
Lusa | 06:19 - 13/11/2024
O caso remonta a segunda-feira, quando os juízes de Roma visados rejeitaram a detenção de um segundo grupo de migrantes transferidos para centros geridos por Itália na Albânia, remetendo o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).
A retenção de um primeiro grupo transferido no mês passado foi também rejeitada pelos juízes italianos, que citaram uma decisão recente do TJUE que questiona a forma como a Itália designa os países como "seguros" para o repatriamento de migrantes.
"Estes juízes precisam de sair", frisou Musk, o homem mais rico do mundo que desempenhou um papel importante na reeleição do republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, numa mensagem através da rede social X de que é proprietário.
O vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini, líder do partido Liga, anti-imigração e de extrema-direita, respondeu em inglês: "Elon Musk tem razão", ao passo que o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, o principal partido da oposição, denunciou, por outro lado, o comentário de Musk, classificando-o como "ingerência inaceitável" nos assuntos italianos.
Leia Também: Migrações. Elon Musk ataca juízes italianos e divide política italiana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com