Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Chefe dos capacetes azuis da ONU visita missão no Líbano

O chefe do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, visitou hoje os militares da missão de paz da ONU no sul do Líbano (FINUL), onde, "apesar dos desafios", continuam nas suas posições.

Chefe dos capacetes azuis da ONU visita missão no Líbano
Notícias ao Minuto

20:54 - 13/11/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Hoje, Jean-Pierre Lacroix viajou para sul para se reunir com as forças de manutenção da paz que continuam a apoiar a resolução 1701, apesar dos desafios", disse a FINUL em comunicado, referindo-se à resolução do Conselho de Segurança da ONU que pôs fim à guerra entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah em 2006.

 

A missão das Nações Unidas acrescentou que o chefe dos capacetes azuis "ouviu as histórias de algumas das pessoas que ficaram feridas em ataques diretos e trocas de tiros" durante mais de um ano de violência ao longo da Linha Azul, que demarca a separação das atividades militares entre o Líbano e Israel e onde a FINUL está implantada.

"As forças de manutenção da paz continuam a monitorizar e a reportar de forma imparcial a partir de todas as posições da FINUL", acrescentou a nota, acompanhada por imagens de Lacroix equipado com um capacete e um colete à prova de bala e a apertar a mão a vários soldados estacionados no sul do Líbano.

Na terça-feira, o responsável reuniu-se com o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, na presença da coordenadora especial da ONU no país, Jeanine Hennis-Plasschaert, e do comandante dos capacetes azuis no sul do Líbano, o general espanhol Aroldo Lazarus.

Na reunião, segundo o Governo libanês, Lacroix sublinhou que "as Nações Unidas estão a desenvolver esforços intensos com as partes para alcançar um cessar-fogo", numa referência a Israel e ao grupo xiita Hezbollah, em conflito desde 08 de outubro de 2023, um dia após o início da guerra na Faixa de Gaza.

Desde que Israel iniciou a invasão do sul do Líbano, nas primeiras horas do passado 01 de outubro, as autoridades israelitas têm apelado repetidamente à FINUL para abandonar a região.

A missão das Nações Unidas, porém, recusou-se, alegando que se encontra no terreno por mandato do Conselho de Segurança da ONU, apesar dos múltiplos ataques do Exército israelita contra as suas posições.

Leia Também: Seis militares israelitas morrem no sul do Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório