Mau tempo dá tréguas em Valência e Málaga e segue para Andaluzia
Há ainda 4.210 pessoas retiradas de casa preventivamente em toda a província de Málaga.
© Daniel Perez Garcia-Santos/Getty Images
Mundo Espanha
Espanha enfrenta o terceiro dia da segunda tempestade num mês (conhecida localmente como DANA, 'depressão isolada em níveis altos'), embora a situação tenha melhorado muito em relação a quarta-feira. O temporal segue agora em direção a sudoeste, levando fortes chuvas ao oeste da Andaluzia.
A Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) já suspendeu o alerta vermelho em Málaga e em Valência e, neste momento, há avisos em sete comunidades: laranja em Cádiz, Huelva e Sevilha e amarelo em Alicante, Valência, Albacete, Almería, Granada, Málaga, Ávila, Salamanca, Extremadura, Corunha e Múrcia.
Na última atualização, a AEMET alertou que "vai continuar a chover nas províncias de Valência e Málaga, novamente com acumulações superiores a 100 ou 150 litros por metro quadrado" e, na zona envolvente do Estreito, bem como nas províncias de Sevilha, Huelva e resto de Cádiz, é possível que sejam recolhidos "80 a 100 ao longo do dia".
No resto do país, "o clima será mais estável e as temperaturas continuarão a subir com um ambiente novamente temperado para a estação", com mais de 20°C no Mar Cantábrico e quase 25°C no vale do Guadalquivir. Apenas três avisos amarelos permanecerão no mapa na Andaluzia, Castela e Leão e Extremadura.
A Câmara Municipal de Fuengirola, em Málaga, também desativou o Plano Municipal de Emergência e a cidade recuperou a normalidade.
A presidente da Câmara, Ana Mula, em conjunto com os responsáveis da Polícia Local, bombeiros e técnicos municipais, realizaram esta quinta-feira uma visita de fiscalização às zonas mais afetadas para verificar o seu estado e fiscalizar os trabalhos de limpeza e pequenas reparações, que são atualmente o foco das tarefas em diferentes partes da cidade.
Os residentes das zonas nas margens do rio Campanillas, que foram retirados esta quarta-feira como medida preventiva, já puderam regressar às suas casas, enquanto os das margens do Guadalhorce ainda não o puderam fazer por não existirem condições de segurança suficientes.
Há 4.210 pessoas retiradas de casa preventivamente em toda a província.
No sábado, momento em que a AEMET já encerra o episódio, e no domingo, "a situação tenderá a ser mais calma", embora ainda haja possíveis chuvas, já fracas no geral, no oeste da Península. O tempo estará muito mais calmo no lado mediterrânico onde, finalmente, terá parado de chover. As temperaturas serão ainda mais altas, com mais de 25°C no Guadalquivir.
Leia Também: "O pior já passou". Valência baixa aviso vermelho após ameaça de temporal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com