Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

Líderes chinês e japonês encontram-se pela 1.ª vez para aliviar tensões

Os líderes da China e do Japão encontraram-se pela primeira vez, à margem do fórum da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), em Lima (Peru), para desenvolver a comunicação bilateral entre os dois países e tentar aliviar tensões.

Líderes chinês e japonês encontram-se pela 1.ª vez para aliviar tensões
Notícias ao Minuto

16/11/24 10:49 ‧ Há 5 Horas por Lusa

Mundo APEC

Assim, o Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, comprometeram-se, no encontro, a desenvolver a comunicação bilateral para tentar aliviar as tensões entre os dois países, desde a polémica descarga de água tratada da central nuclear japonesa de Fukushima até à disputa histórica sobre as ilhas Senkaku/Diaoyu.

 

"Acabei de realizar uma reunião de alto nível com o Presidente chinês para promover uma relação mutuamente benéfica baseada em interesses estratégicos comuns e para construir 'relações construtivas'", disse o primeiro-ministro japonês numa mensagem na conta oficial do governo japonês na rede social X.

"Continuaremos a melhorar a comunicação, incluindo ao nível da cimeira, para atenuar os problemas e as preocupações, bem como para reforçar a cooperação e a coordenação entre os nossos dois países", acrescentou o primeiro-ministro japonês após o seu primeiro encontro com o líder chinês. Ishiba é chefe do governo japonês desde 01 de outubro.

Xi Jinping felicitou Ishiba pela sua nomeação, antes de concordar que os dois países se encontram num "momento crítico" para melhorar as relações e estabelecer laços "construtivos e estáveis", segundo a Europa Press.

Durante o encontro, o primeiro-ministro japonês pediu ao Presidente chinês que acelerasse o levantamento das restrições impostas pelo seu país à importação de peixe e marisco japoneses, decididas em resposta ao derrame de Fukushima, que, segundo Pequim, representa uma ameaça para as suas águas apesar das garantias oferecidas por Tóquio, em troca da implementação de um novo programa de controlo deste procedimento, que incluiria a participação de peritos chineses.

Leia Também: Líderes sul-coreano e chinês realizam raro encontro durante cimeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório