Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 11 mortos em ataque russo contra cidade ucraniana de Sumy

Pelo menos 11 pessoas morreram e 89 ficaram feridas na cidade ucraniana de Sumy na sequência de um ataque russo com mísseis que atingiu um edifício de habitação, disseram as autoridades locais.

Notícias ao Minuto

18/11/24 08:36 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Ucrânia

De acordo com os serviços de emergência e socorro da Ucrânia 11 dos 89 feridos são crianças. 

 

A cidade de Sumy fica situada junto à fronteira com a Rússia e é frequentemente atacada pelas forças de Moscovo.

O ataque ocorreu na noite de domingo quando as forças russas disparam 120 mísseis contra várias regiões da Ucrânia, incluindo Sumy.

Além dos mísseis, a Rússia lançou ainda 90 'drones' contra o território ucraniano.

O ataque da última noite provocou estragos em instalações de distribuição de energia ucranianas obrigando as autoridades a programarem novos cortes de eletricidade a nível nacional. 

Do outro lado, o Ministério da Defesa russo afirmou que os sistemas de defesa derrubaram durante a madrugada 59 'drones' sobre cinco regiões do país, dois dos quais nas proximidades de Moscovo.

De acordo com o relatório do Ministério da Defesa, o maior número de 'drones' ucranianos (43) foram destruídos junto da região fronteira sendo que seis foram intercetados na zona de Kursk.

Segundo a Ucrânia, na zona de Kursk estão concentradas forças da Coreia do Norte, país aliado da Rússia.   

O ataque ucraniano com 59 'drones' foi desencadeado poucas horas depois de o jornal Washington Times publicar a notícia de que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autoriza Kiev a usar armas de longo alcance de fabrico norte-americano para "ataques limitados" contra o território russo. 

Leia Também: "Tragédia". Duas crianças entre vítimas mortais de ataque russo em Sumy

Recomendados para si

;
Campo obrigatório