Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Irão disponível para abordar programa nuclear "sem pressões destrutivas"

O governo iraniano mostrou-se disponível para abordar o seu programa nuclear num diálogo "sem pressões destrutivas" de outros países, num balanço positivo da recente visita do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, a Teerão.

Irão disponível para abordar programa nuclear "sem pressões destrutivas"
Notícias ao Minuto

18/11/24 14:04 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

A agência noticiosa iraniana Tasnim citou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmaeil Baqaei, a dizer que a visita de Grossi conduziu a "bons acordos" e a sublinhar a "posição positiva" e a vontade do Irão de sanar divergências sobre o seu programa nuclear.

 

"Estamos a tentar permitir que a AIEA possa realizar o seu trabalho sem pressões destrutivas e malignas de certas partes", referiu Bagaei, antes da reunião do Conselho de Governadores da AIEA desta semana, na qual poderá ser aprovada uma nova resolução condenando Teerão.

A mesma fonte afirmou que, durante a viagem de Grossi na semana passada, foram discutidas "a continuidade das consultas" entre o Irão e a AIEA, bem como "algumas ambiguidades e questões levantadas em relação a parte do programa nuclear iraniano", segundo a agência noticiosa Mehr.

Na semana passada, o Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, sublinhou que "não tentou e não tentará" desenvolver armas nucleares e manifestou abertura para relançar as discussões com a AIEA para "esclarecer" as "ambiguidades" em torno do seu programa nuclear.

O chefe de Estado considerou ainda que o Irão cumpriu as suas obrigações no âmbito do acordo histórico alcançado em 2015, que foi abandonado por Washington em 2019.

"Foram os Estados Unidos que se retiraram unilateralmente", disse, antes de acrescentar que a decisão da administração do então Presidente Donald Trump - que regressará à Casa Branca em janeiro de 2025 - tornou "impossível" manter o pacto na sua estrutura original.

Leia Também: Irão considerou visita da agência nuclear da ONU produtiva e útil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório