Zelensky diz que visitou a cidade de Pokrovsk no leste da Ucrânia
O Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, anunciou hoje que visitou as tropas que defendem a cidade de Pokrovsk, um centro logístico para as forças da Ucrânia na frente oriental.
© Yan Dobronosov/Global Images Ukraine via Getty Images
Mundo Ucrânia
"Pokrovsk. Visitei o local da 25ª brigada aerotransportada que defende a cidade", disse Zelensky através das redes sociais.
"Esta é uma zona tensa. É apenas graças à força dos soldados que o leste não está completamente ocupado pela Rússia", acrescentou, apesar do facto de as posições russas mais próximas estarem a menos de dez quilómetros da cidade.
A visita não foi relatada por entidades independentes ou jornalistas até ao momento.
O anúncio da presença de Zelensky em Pokrovsk ocorre depois de o jornal Washington Post, ter publicado informações sobre a eventual decisão do Presidente norte-americano, Joe Biden sobre o uso de mísseis de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos.
Os mísseis norte-americanos, com um alcance máximo de várias centenas de quilómetros, permitiriam à Ucrânia atingir os locais de logística do Exército russo e os aeródromos de onde descolam os bombardeiros.
Os mísseis ATACMS fornecidos pelos Estados Unidos deveriam ser inicialmente utilizados na região fronteiriça russa de Kursk, onde soldados norte-coreanos foram destacados para apoiar as tropas russas, segundo a imprensa dos Estados Unidos, que citou funcionários norte-americanos que falaram sob anonimato.
A decisão de Washington de autorizar a Ucrânia a utilizar estes mísseis foi uma reação à presença do destacamento de tropas norte-coreanas, segundo as mesmas fontes.
Leia Também: Oito mortos e 18 feridos em ataque russo contra Odessa na Ucrânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com