Temperaturas descem para a semana, mas continuarão "acima da média"
O IPMA indica que haverá uma "descida progressiva" das temperaturas máximas.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
País IPMA
Depois de uns dias de (muito calor), é esperada uma "descida progressiva" das temperaturas máximas em Portugal continental. No entanto, estas continuarão "acima da média climatológica", segundo divulgou, esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua previsão do estado do tempo para a próxima semana, entre os dias 3 e 9 de junho.
O IPMA indica que haverá uma "descida progressiva" das temperaturas máximas, que no interior do país podem atingir valores em torno de 30ºC, sendo "valores usuais no verão e acima da média climatológica".
"Espera-se mesmo que, durante a semana, várias estações no interior, de norte a sul, entrem em onda de calor", explicou o IPMA na sua previsão, partilhada na rede social Facebook.
Nas regiões do interior Norte e Centro, a temperatura máxima "deverá atingir entre 23ºC e 34ºC", valores que sobem para "entre 27ºC e 36ºC" na região Sul.
Já na zona litoral oeste, "teremos temperaturas máximas entre 22°C e 32°C e na zona litoral sul teremos temperaturas máximas entre 24°C e 31°C".
As temperaturas mínimas no território continental, deverão situar-se "entre 9°C e 19°C nas regiões do interior Norte e Centro e entre 11°C e 18°C na região Sul". Nas zonas litorais, os valores oscilaram entre 12ºC e 19ºC.
Relativamente ao vento, Portugal continental vai "continuar a estar sob a influência de um vale depressionário que se estende do norte de África até à Península Ibérica", mas o "fluxo de norte que tem influenciado a costa ocidental irá enfraquecer no início da semana". Assim, o vento "soprará menos intenso nas zonas litorais".
Na próxima semana, existe a "probabilidade de ocorrência de precipitação no litoral norte" devido a uma "superfície frontal de fraca atividade". No entanto, no resto do país "não deverá" chover.
Leia Também: Continente, Madeira e São Miguel em risco muito elevado de exposição à radiação UV
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com