Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Montenegro manifesta pesar pela morte de piloto em festival aéreo em Beja

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou hoje "grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa", na sequência do acidente num festival aéreo em Beja que causou um morto.

Montenegro manifesta pesar pela morte de piloto em festival aéreo em Beja
Notícias ao Minuto

19:51 - 02/06/24 por Lusa

País Beja Air Show

A vítima mortal do acidente com duas aeronaves ocorrido hoje durante o festival Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, é um piloto de nacionalidade espanhola que pertencia à patrulha Yakstars, revelou a Força Aérea.

"Quero manifestar toda a solidariedade e disponibilidade do Governo para poder minimizar os danos que são sempre irremediáveis, no caso da vida", disse o chefe do Governo durante a intervenção na conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias, na Casa da Música, no Porto.

Em comunicado, a Força Aérea indicou que o acidente ocorreu às 16h05, durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars, constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

"É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda", pode ler-se no comunicado.

Segundo este ramo das Forças Armadas, devido ao acidente, o evento foi imediatamente interrompido.

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipa de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

Considerada "a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo", a Yakstars tem como bases Casarrubios, perto de Madrid, em Espanha, e Ponte de Sor, em Portugal.

Uma fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que o organismo já fez deslocar uma equipa para a Base Aérea N.º 11, de Beja.

"O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação", visto que o festival em que ocorreu o acidente "é organizado e tem espaço aéreo controlado" por este ramo das Forças Armadas, acrescentou.

Leia Também: Nuno Melo diz que vai ser aberta averiguação a "acidente trágico" em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório