"Despressurização" força avião da TAP a aterragem de emergência no Porto
Seguiam a bordo 140 pessoas.
© iStock
País Aterragem
Um avião da companhia aérea TAP foi forçado a aterrar de emergência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, este domingo.
Em causa esteve um problema de "despressurização", disse ao Notícias ao Minuto o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.
"Como é normal nestas situações, fomos alertados pelo aeroporto para colocarmos em prontidão os meios de socorro, no caso de algo grave acontecer, mas a situação resolveu-se sem necessidade de deslocação dos meios", disse a mesma fonte à agência Lusa.
O voo TAP1928 seguia com 140 pessoas a bordo, depois de ter partido de Lisboa às 13h10 com destino a Oslo, na Noruega.
O alerta foi dado às 14h07 e foram acionados 45 operacionais, apoiados por 16 viaturas. A aterragem aconteceu em segurança.
Ao todo, foram acionados elementos das corporações de bombeiros de Leixões, Leça do Balio, Gondomar, Moreira da Maia, Paredes, Trofa, Vila do Conte, Matosinhos, São Mamede de Infesta, Areosa, Rio Tinto e Ermesinde.
Não há, no entanto, registo de feridos ou danos. O incidente ocorreu ao início da tarde e obrigou a que fosse acionado o Alerta de Nível 1 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com vista a uma aterragem de emergência.
A despressurização "refere-se à perda do nível controlado de pressão do ar dentro da cabine", lê-se no portal AirHelp.
"Normalmente, as aeronaves são pressurizadas para simular a pressão atmosférica ao nível do mar. A despressurização pode ser lenta ou rápida e ocorre quando há uma falha no sistema de pressurização ou um dano estrutural na aeronave", acrescenta-se.
[Notícia atualizada às 15h45]
Leia Também: Avião regressa a aeroporto na Coreia do Sul devido a despressurização
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com