Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Marcelo "compreende" ausência de Pedro Nuno. "Hão de encontrar-se"

O chefe de Estado falou sobre a reunião que vai decorrer entre o Governo e os partidos com assento parlamentar.

Marcelo "compreende" ausência de Pedro Nuno. "Hão de encontrar-se"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou, esta sexta-feira, acerca da reunião do Governo com os partidos, que decorre hoje sem a presença do primeiro-ministro, devido a problemas de saúde.

 

"Nem por isso deixou de haver, e é importante que haja um primeiro contacto ouvindo os partidos políticos, para começaram a dizer o que pensam sobre o futuro Orçamento", considerou, em declarações aos jornalistas, em Carregado do Sal.

Questionado sobre a ausência do principal líder da Oposição, Pedro Nuno Santos, que disse não havia "crispação", Marcelo referiu: "Isso compreende-se. Compreende-se que se não é possível a representação ao mais alto nível, que o líder da Oposição, não estando o primeiro-ministro, se faça substituir por alguém com peso, seu representante", afirmou, defendendo que "hão de haver ocasiões para se encontrarem".

Já em relação ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, Marcelo sublinhou que era importante que este recuperasse. "Há vários momentos, o momento de hoje em que, infelizmente, o senhor primeiro-ministro não pode estar por razões de saúde, mas é fundamental que recupere, porque tem para a semana uma viagem pesada a Angola, de vários dias, e não há nada pior que ter viagens ao estrangeiro partindo doente", afirmou.

Caso das gémeas

O chefe de Estado foi também questionado sobre o caso das gémeas, no âmbito do qual o Chega pediu que Marcelo cedesse algumas comunicações feitas, nomeadamente, cartas, mensagens escritas por meio de telemóvel ou via internet - Whatsapp, Messenger, Telegram e mensagens de correio eletrónico. Entretanto, o presidente de Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, pediu um parecer à Procuradoria-Geral da República, neste âmbito. Tal como repetidamente tem vindo a dizer, o Presidente referiu que "não comentava" assuntos internos da Assembleia da República.

Quanto ao IRS e futuro opinião sobre este dossier, Marcelo adiantou aos jornalistas que "tenciona até ao fim de dia 23 tomar esta decisão". "Como entra matéria nova, tenho de ter em conta matéria nova", apontou.

Presidente da República pronuncia-se sobre IRS até terça-feira

Presidente da República pronuncia-se sobre IRS até terça-feira

O Presidente da República garantiu hoje que se irá pronunciar sobre o dossiê do Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) até ao final da próxima terça-feira, justificando não ter ainda tomado decisão devido à entrada de novos diplomas.

Lusa | 16:26 - 19/07/2024

[Notícia atualizada às 15h26]

Leia Também: Pedro Nuno deseja "melhoras" a Montenegro e garante: "Não há crispação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório