Primeiro Centro de Atendimento Clínico atende 551 utentes em duas semanas
CAC abriu no início do mês de agosto no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa.
© ShutterStock
País Saúde
O primeiro Centro de Atendimento Clínico (CAC) do país, que abriu no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa, atendeu 551 utentes nas primeiras duas semanas de atividade. Em comunicado enviado às redações, a Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) esclarece que, destes, mais de meia centena de utentes, cerca de 50% foram "encaminhados pelo Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria e a outra metade referenciada pela Linha SNS 24".
"Desde que abriu portas, o CAC atendeu 11% das pulseiras verdes e azuis da Urgência de Santa Maria, numa resposta rápida e de proximidade, com satisfação dos utentes e profissionais", pode ler-se na nota.
De todos os utentes atendidos, apenas cinco foram transferidos do CAC para o Serviço de Urgência Central, "sendo que nenhum deles teve necessidade de internamento". Assim, a ULSSM realça que fica comprovada a "segurança do processo de referenciação".
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria salienta ainda que "após a admissão do utente, a demora para ser visto a primeira vez pelo médico não ultrapassa os 10 minutos".
Foram realizados perto de 200 atendimentos de enfermagem e 60 exames de diagnóstico, entre análises ao sangue, raio-X e eletrocardiogramas.
"Esta é mais uma resposta que pretende, por um lado, evitar tempos de espera inadequados e, por outro, precaver um desajustado acesso à nossa urgência central, extremamente diferenciada e preparada para emergências e urgências, conforme se exige e se impõe a um hospital universitário", disse o presidente da ULS Santa Maria, Carlos Martins, citado no comunicado.
O CAC funciona sete dias por semana, entre as 08h00 e as 20h00, e tinha previsto contar, por turno, com três médicos, dois enfermeiros, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, um assistente técnico, um secretariado administrativo e um técnico de auxiliar de saúde.
A criação de centros de atendimento clínico (CAC) para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, que funcionarão como "coroa de proteção" aos serviços de urgência hospitalares, consta do Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo.
No final da visita de inauguração deste primeiro CAC, no passado dia 01, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou que na última semana deste mês abrirá o Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada, no Porto, com o mesmo objetivo de libertar as urgências hospitalares dos casos não urgentes.
[Notícia atualizada às 14h27]
Leia Também: Primeiro Centro de Atendimento Clínico abre no centro de saúde de Sete Rios
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com