Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

PSP com mais de uma centena de denúncias por abandono de animais em 2024

Este ano já foram fiscalizados 1.368 proprietários de animais de companhia.

PSP com mais de uma centena de denúncias por abandono de animais em 2024
Notícias ao Minuto

11:24 - 17/08/24 por Notícias ao Minuto

País Animais

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já recebeu mais de 100 denúncias  pelo crime de abandono de animais de companhia e identificou 61 suspeitos em 2024, de acordo com os dados provisórios da força de segurança. 

 

Os dados divulgados no âmbito do Dia Internacional do Animal Abandonado, que hoje se assinala, revelam que, até ao dia 13 de agosto, a PSP já tinha recebido 125 denúncias e identificado 61 suspeitos pelo crime de abandono de animais de companhia. 

Em todo o ano de 2023, a PSP recebeu 249 denúncias pelo mesmo crime e identificou 133 suspeitos. 

No âmbito do Programa Defesa Animal, criado em 2015, a PSP já recebeu mais de 2.900 denúncias pelo crime de abandono de animais de companhia e identificou mais de 1.200 suspeitos pela prática do mesmo crime, tendo ainda efetuado 20 detenções.

O ano com mais denúncias, quase 400, foi 2017.

De notar que as sinalizações dos casos de abandono, à semelhança das situações de maus tratos, são realizadas, não só pelas várias Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA) adstritas aos vários Comandos Metropolitanos, Distritais e Regionais – que realizam um trabalho de fiscalização e de resposta a este tipo de denúncias – mas também através dos polícias que diariamente asseguram a normal atividade operacional.

Há também várias denúncias por parte de cidadãos interessados através da 'Linha Defesa Animal. As denúncias mais comuns recebidas através desta linha de apoio são: cães na varanda a ladrar; pátio/logradouro sujo e com odor desagradável; animais presos sem água e/ou comida; passeios de canídeos sem trela; agressividade dos animais e animais que são agredidos de forma violenta como método de educar.

No que diz respeito ao trabalho realizado pelas BriPA na fiscalização de proprietários de animais de companhia, nos últimos quatro anos foram levadas a cabo mais de 10.222 ações que resultaram na verificação de 5.266 infrações, revela ainda a PSP.

Só este ano, até ao dia 31 de julho, já tinham sido fiscalizados 1.368 proprietários de animais de companhia, que resultaram em 445 autos de contraordenação.

Leia Também: Gripe das aves detetada em exploração caseira em Viana do Castelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório