Helicóptero cai no rio Douro em Peso da Régua
Estavam seis pessoas a bordo. Só o piloto foi resgatado. Há cinco elementos da GNR/UEPS que continuam desaparecidos.
© Shutterstock
País Porto
Um helicóptero caiu, ao final desta manhã de sexta-feira, no rio Douro, na zona de Peso da Régua, com seis pessoas no interior, avançou primeiramente o Porto Canal, tendo esta informação sido confirmada pelo Notícias ao Minuto.
Segundo apurou o Notícias ao Minuto, o piloto foi resgatado e, nesta altura, decorrem buscas para localizar os cinco elementos da equipa da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR (UEPS) que o acompanhavam.
Entretanto, o gabinete de imprensa da GNR confirmou que a queda ocorreu pelas 12h50, "próximo da localidade de Samodães, Lamego".
A bordo, juntamente com o piloto, seguia "uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro que regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião."
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já fizeram saber que estão a caminho do local.
Desconhecem-se, para já, as causas do acidente. No local, estão meios da Polícia Marítima, bombeiros, mergulhadores, embarcações de recreio e militares da GNR, num total de 85 operacionais, acompanhados por três barcos, por 22 veículos e três meios aéreos.
Alguns meios haviam avançado que todos os passageiros tinham sido resgatados com vida. No entanto, a informação não foi oficialmente confirmada. A queda terá acontecido na sequência de um problema técnico.
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro confirmou a queda da helicóptero ao Notícias ao Minuto, mas remeteu esclarecimentos adicionais para mais tarde.
"Confirma-se que caiu uma aeronave do dispositivo de combate aos incêndios, que tem base no CMA [Centro de Meios Aéreos] de Armamar, mas ainda não temos a confirmação se há vítimas e quantas poderá haver", disse a mesma fonte à Lusa.
Inicialmente, o Porto Canal noticiou que se tratava de um helicóptero de turismo, o que não se veio a confirmar.
O Notícias ao Minuto contactou os Bombeiros Voluntários da Régua e de Lamego, mas não foi possível obter mais informações.
[Notícia atualizada às 14h51]
Leia Também: Apreendidos 52 kg de pescado na Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com