Diocese de Aveiro disponibiliza meios das paróquias para apoiar população
O bispo de Aveiro, António Moiteiro, anunciou hoje que a diocese disponibiliza os meios das "paróquias e instituições, a fim de mitigar os prejuízos imediatos com o alojamento dos deslocados da sua residência", face aos fogos naquela região.
© Octavio Passos/Getty Images
País Incêndios
Em nota publicada na página da diocese na Internet, o prelado apela a todas as paróquias para que estejam presentes com todos os meios ao seu alcance" e compromete "a diocese de Aveiro, através das suas instituições, com uma campanha em favor dos danificados".
António Moiteiro manifesta, ainda, solidariedade com as vítimas da "situação dramática em que se encontram as populações do distrito de Aveiro devido aos incêndios que alastram e afligem muitas" localidades.
Perto de cinco mil operacionais combatiam às 17:40 de hoje os 126 incêndios ativos em Portugal Continental, sendo o que deflagrou no domingo no concelho de Oliveira de Azeméis aquele que mobiliza mais meios, segundo a Proteção Civil.
Também no distrito de Aveiro, no concelho de Albergaria-a-Velha estavam mobilizados 195 operacionais, apoiados por 57 viaturas e um meio aéreo.
Uma pessoa ficou carbonizada no fogo de Sever do Vouga e outra sofreu um ataque cardíaco no incêndio de Albergaria-a-Velha, adiantou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Segundo a proteção civil, quatro pessoas ficaram ainda feridas, estando três internadas no hospital de Aveiro e uma quarta transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Os incêndios já causaram a retirada de cerca de 70 pessoas e queimaram pelo menos cinco imóveis, incluindo habitações, que foram atingidos pelas chamas em diferentes incêndios rurais que deflagraram entre domingo e hoje nas regiões Norte e Centro, diz a Proteção Civil.
As chamas obrigaram a cortes de trânsito em várias vias, tais como a A1 entre Coimbra Norte e Estarreja, A25 entre o Nó Aveiro e Reigoso, a A29 sentido norte-sul entre Estarreja e Angeja, IC2 entre Salreu e Águeda, a EN238 em Sever do Vouga, a EN109 entre Estarreja e Aveiro e a EN16 entre Cacia e Albergaria-a-Velha.
Leia Também: Do pedido de "ajuda" aos bombeiros. Incêndios por cá são notícia lá fora
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com