Meteorologia

  • 10 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Fogo em Sedielos na Régua ameaçou casas e mobiliza 153 operacionais

Um fogo que deflagrou hoje em Sedielos, Peso da Régua, no distrito de Vila Real, ameaçou casas e mais que duplicou o número de operacionais nas últimas horas, que pelas 22:45 eram 153, ajudados por 48 meios terrestres.

Fogo em Sedielos na Régua ameaçou casas e mobiliza 153 operacionais
Notícias ao Minuto

23:23 - 19/09/24 por Lusa

País Incêndios

De acordo com o segundo comandante sub-regional do Douro, José Requeijo, o incêndio terá evoluído desfavoravelmente "pelas condições do próprio terreno e dos combustíveis".

 

"Houve umas habitações e uma povoação que esteve ameaçada, mas fruto do esforço e do empenho das forças que estavam no terreno e dos operacionais, conseguiu-se evitar qualquer dano", detalhou à Lusa.

No entanto, apesar do aumento do número de meios no terreno, o combate estava "a decorrer favoravelmente" pelas 22:45, estando a ser reorganizadas as forças no terreno.

"Aguardamos que nas próximas horas tenhamos melhores notícias", até porque "há uma previsão que, durante o período da madrugada, haja entrada de precipitação ou, pelo menos, um nível de humidade maior e descida de temperaturas", apontou.

Essa poderá ser "uma janela de oportunidade" para debelar este incêndio, dando "alguma acalmia e tranquilidade" no combate a este incêndio, que se iniciou pelas 09:31 de hoje.

Pelas 18:00, este incêndio mobilizava 62 operacionais e 17 veículos.

Sete pessoas morreram e 166 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e sexta-feira dia de luto nacional.

Leia Também: "Solidariedade". Vários países deixam a Portugal mensagens sobre fogos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório