Meteorologia

  • 28 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 25º

Direito à habitação volta hoje a mobilizar 22 cidades em manifestações

Pelo menos 22 cidades portuguesas vão mobilizar-se hoje para participarem em novas manifestações convocadas pela plataforma Casa Para Viver, em defesa do direito à habitação.

Direito à habitação volta hoje a mobilizar 22 cidades em manifestações
Notícias ao Minuto

28/09/24 06:16 ‧ Há 4 Horas por Lusa

País Casa Para Viver

Lisboa, Porto, Almada, Braga, Guimarães, Aveiro, Faro, Portimão, Lagos, Leiria, Santarém, Coimbra, Viseu, Funchal, Ponta Delgada, Viana do Castelo, Covilhã, Évora, Beja, Vila Nova de Santo André, Guarda e Portalegre são as cidades que vão acolher manifestações pelo direito à Habitação.

 

"Continuamos na rua por uma casa para viver. Não se deixem enganar. Este novo Governo só veio agravar ainda mais a crise de Habitação!", lê-se no apelo público feito pela plataforma Casa Para Viver, publicado na sua página da Internet.

Para a plataforma -- que junta mais de cem organizações e já mobilizou milhares de pessoas nas ruas de várias cidades em três manifestações (junho e setembro do ano passado e janeiro deste ano) --, o novo Governo, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, "está bastante comprometido com aquilo que é o negócio imobiliário".

"Os preços e as rendas das casas continuam a subir, a sobrelotação aumenta, assim como as barracas, as pessoas em situação de sem-abrigo e os despejos. A maior parte do nosso salário, senão todo (e muitas vezes este já não chega!), é gasta a pagar a casa. Desta forma, é inevitável que a pobreza aumente", referem os organizadores.

Em Lisboa, a ação de protesto tem início marcado para as 15:00 e os manifestantes farão o percurso entre a Alameda Dom Afonso Henriques e o Arco da Rua Augusta.

A última manifestação pelo direito à habitação, em 27 de janeiro, mobilizou 19 cidades.

Leia Também: Casa Para Viver volta à rua porque crise na habitação está "a agravar-se"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório