Meteorologia

  • 23 OCTOBER 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 25º

Investigadora da FMUP vence Bolsa Pepe de 18 mil euros. "Orgulho"

A investigadora da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) Bárbara Caetano da Mota venceu hoje a Bolsa Pepe, patrocinada pelo antigo futebolista, no valor de 18 mil euros, para desenvolver um projeto de investigação na área da Saúde.

Investigadora da FMUP vence Bolsa Pepe de 18 mil euros. "Orgulho"
Notícias ao Minuto

23/10/24 11:48 ‧ Há 4 Horas por Lusa

País Investigação

Ao longo de um ano, a vencedora desta bolsa, promovida pelo Laboratório Associado RISE - Rede de Investigação em Saúde em parceria com o antigo internacional português Pepe, vai tentar compreender os efeitos do tratamento da diabetes nas alterações provocadas por dietas de alto teor de gordura e açúcar no cérebro dos adolescentes.

 

A Bolsa Pepe, entregue hoje no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, vai ter um "impacto significativo e positivo" neste projeto de investigação, afirmou Bárbara Caetano da Mota, citada num comunicado enviado à Lusa.

Reagindo com "surpresa, alegria e orgulho" à atribuição desta bolsa, a investigadora explicou que vai, assim, poder ultrapassar obstáculos já identificados e que se revelaram um entrave ao avanço do trabalho de investigação.

"Como investigadora considero que estas iniciativas culminam na vontade de querer continuar, uma vez que realçam o valor dos trabalhos de investigação, fomentando o avanço médico e a melhoria da saúde e qualidade de vida da população em geral", defendeu.

O trabalho, que deriva da investigação em degeneração e regeneração neuronal desenvolvida no CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, é "um trabalho muito relevante, atual e que foi muito bem apresentado", considerou o coordenador do júri da Bolsa Pepe e líder do Laboratório Associado RISE, Fernando Schmitt, igulamente citado no comunicado.

"Nós temos hoje, do ponto de vista farmacológico, a capacidade de impedir a absorção desse tipo de gorduras e açúcares a nível intestinal, algo que é, aliás, a base de um tratamento novo para a diabetes e que também está associada à perda de peso. O projeto de investigação da vencedora irá investigar se, diminuindo a absorção desse tipo de compostos, existe influência a nível cognitivo e emocional nos adolescentes", especificou o também professor da FMUP.

Bárbara Caetano Mota é licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro e mestre em Neurobiologia pela FMUP. Atualmente, está a frequentar o Programa Doutoral em Neurociências da FMUP.

Lançada em 2023, a Bolsa Pepe pretende atrair talento científico para contribuir para a produção científica e os resultados de investigação.

Sediado na FMUP, o Laboratório Associado RISE conta com mais de 460 investigadores integrados doutorados.

Leia Também: Identificados vírus em objetos que todos usamos frequentemente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório