Meteorologia

  • 24 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Apanhado em Espanha criminoso que ordenou ataque armado a TV no Equador

É o líder de uma organização declarada terrorista no Equador. Vivia há anos em Espanha e coordenava as atividades do grupo à distância.

Apanhado em Espanha criminoso que ordenou ataque armado a TV no Equador
Notícias ao Minuto

23/10/24 20:02 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil deteve, em Segur de Calafell, Tarragona, Willian Joffre Alcívar Bautista, líder de uma organização criminosa do Equador, que terá ordenado um ataque armado a uma estação de televisão equatoriana, em janeiro deste ano, durante uma transmissão em direto.

 

O suspeito, conhecido como 'Comandante Willy' e chefe dos 'Los Tiguerones', uma organização declarada terrorista no Equador, era alvo de um mandado de captura internacional. 

Em comunicado, esta quarta-feira, a Guardia Civil revela que a operação, que contou com a colaboração Polícia Nacional do Equador, terminou com a detenção do líder da organização, mas também do seu irmão. 

"A investigação foi iniciada após a obtenção de informações que indicavam que este dirigente vivia há anos na Catalunha, sob a proteção de documentos falsos, fugindo à justiça e continuando a coordenar e a dirigir as atividades terroristas da sua organização no Equador", revela a força. 

O Governo equatoriano considera 'Los Tiguerones' uma organização terrorista "devido à sua capacidade de planear, coordenar, executar e reivindicar a responsabilidade por atos de violência planeados e indiscriminados contra a população civil". Entre estes, "contam-se vários carros armadilhados no Equador, que causaram numerosas mortes".

O detido, revela a Guardia Civil, "deu ordem para atacar o meio de comunicação equatoriano TC Televisión durante a transmissão de um noticiário em direto".

Recorde-se que mais de uma dezena de membros desta organização, encapuzados e armados com armas de fogo, granadas e explosivos, invadiram as instalações, aterrorizando os trabalhadores e os telespetadores.

"Esta ação violenta, cuja principal motivação era causar terror e pressão política sobre o governo do Equador, tinha como objetivo coagir o governo a ceder à pressão policial sobre os bandos criminosos do país classificados como terroristas", lembra a Guardia Civil. 

"O assassinato do procurador equatoriano responsável pela investigação do atentado contra a referida estação de televisão, morto a tiro dias após o início da investigação dos crimes terroristas no Equador, é outro exemplo do nível de violência e perigosidade desta organização terrorista", completa.

Leia Também: Equador realiza eleições presidenciais e legislativas a 9 de fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório