Meteorologia

  • 26 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Distúrbios em Lisboa: 13 carros, 5 motas e 7 caixotes de lixo incendiados

Em comunicado, a PSP revela que a maioria dos incidentes foram registados na freguesia de Benfica. Outras ocorrências foram assinaladas nos concelhos do Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

Distúrbios em Lisboa: 13 carros, 5 motas e 7 caixotes de lixo incendiados
Notícias ao Minuto

26/10/24 11:15 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País PSP

Treze carros, cinco motas e sete caixotes do lixo foram incendiados em novas ocorrências durante a passada madrugada na zona de Lisboa. 

 

A informação foi avançada pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado, que dá conta da detenção de um suspeito, sendo que outro indivíduo foi identificado.

A PSP refere que a maioria das "ocorrências de incêndio em mobiliário urbano e em veículos ligeiros e motociclos, na Área Metropolitana de Lisboa" foram registadas na freguesia de Benfica. A assinalar estão ainda incidentes nos concelhos do Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

Avança, ainda, que as ocorrências registadas levaram ao "bloqueio de uma artéria com mobiliário urbano", a, pelo menos, "três fachadas de edifícios danificadas" e a um "sofá incendiado na via pública".

"Influenciado". PJ detém jovem por suspeita de incêndio urbano em Lisboa

Um jovem foi detido por suspeita de ter provocado um incêndio urbano na Rua de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, influenciado pelas ações de vandalismo que têm ocorrido, após a morte de Odair Moniz, anunciou hoje a PJ.

 Lusa | 10:58 - 26/10/2024

Segundo a PSP, estas ocorrências foram registadas depois do balanço feito na noite de sexta-feira, relativo a incidentes verificados desde o início dos distúrbios e até sexta-feira, que deram conta de 123 ocorrências, da detenção de 21 cidadãos e a identificação de 19 entre segunda e sexta-feira.

Numa conferência de imprensa, a PSP de Lisboa "repudiou de todo" os atos de vandalismo que têm ocorrido na zona de Lisboa, "do ponto de vista da desordem pública e também da destruição do património público e privado de forma completamente irresponsável".

Em virtude destes atos, o superintendente Luís Elias, comandante metropolitano da PSP, apelou à população em geral para reportar de imediato, através do 112, caso detete "alguns movimentos de indivíduos suspeitos em determinadas áreas", para que "a polícia faça deslocar meios de forma rápida para esses locais, no sentido de proceder à identificação ou captura dos suspeitos".

PSP pede atenção para grupos perturbadores em manifestações

PSP pede atenção para grupos perturbadores em manifestações

A PSP apelou hoje à tranquilidade no decorrer de duas manifestações com propósitos opostos marcadas para esta tarde em Lisboa, pedindo a ambos os promotores que identifiquem eventuais grupos que se infiltrem para perturbar a ordem pública.

Lusa | 12:51 - 26/10/2024

A desordem pública aconteceu na sequência da morte de Odair Moniz, de 43 anos, na madrugada de segunda-feira, quando o homem foi baleado por um agente da PSP, no Bairro da Cova da Moura e morreu pouco depois, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Na sequência dos acontecimentos, foram abertos inquéritos por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna e da PSP e o agente que baleou o homem foi constituído arguido.

[Notícia atualizada às 14h25]

Leia Também: Novos distúrbios. Viaturas e caixotes incendiados em bairros de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório