Meteorologia

  • 28 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Apreendidas mais de 150 armas de fogo em operação nacional em armeiros

Decorreram 70 ações de fiscalização.

Apreendidas mais de 150 armas de fogo em operação nacional em armeiros
Notícias ao Minuto

28/10/24 16:38 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo, entre 21 e 25 de outubro, uma operação de fiscalização em armeiros, que resultou na apreensão de 156 armas de fogo, 1 auto de notícia e 13 autos de contraordenação.

 

Na operação, denominada 'Armeiros em Segurança', foram promovidas 70 ações de fiscalização em armeiros.

"Esta operação, de dimensão nacional, decorreu no âmbito das competências exclusivas e específicas da PSP no licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos", destaca, em comunicado, a força de segurança.

Na sequência das fiscalizações realizadas, a PSP elaborou um "auto de notícia por suspeita de cometimento de ilícito criminal no exercício de funções de armeiro" e 13 autos de contraordenação, 11 deles por "violação geral das normas para o exercício de armeiro (artigo 100.º do RJAM)" e dois por "violação geral das normas de conduta e obrigações (artigo 98.º do RJAM)". 

Das 156 armas apreendidas, 136 são armas da classe C e D (onde se incluem as espingardas e carabinas normalmente afetas ao ato venatório). Foram também apreendidas 6.212 munições/cartuchos.

Com este tipo de atividade operacional seletiva a PSP pretende" sensibilizar os armeiros e demais operadores, para a importância do cumprimento dos normativos legais existentes referentes ao comércio de armas e munições".

Nesta operação participaram 118 polícias, envolvendo todos os Comandos Territoriais da PSP e o Departamento de Armas e Explosivos.

Leia Também: PSP de Coimbra deteve 15 pessoas numa semana (e multou 104 condutores)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório