O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou, esta quinta-feira, que "se encontre a melhor solução" para a crise do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), alertando que "os problemas multiplicam-se e agravam-se com o tempo".
"Entendo que é muito importante que se tenha presente que a Administração Pública tem como função servir as pessoas e servir os cidadãos. Há situações extremas mais graves, mais complexas", começou por referir após ser questionado sobre a situação no INEM, à margem do 13.º Congresso Nacional da Administração Pública, em Lisboa.
Recusando comentar os "contactos que estão em curso" entre o Governo e os sindicatos, o Presidente da República desejou que "se encontre a melhor solução a pensar nos portugueses e nas portuguesas que têm problemas de saúde".
"Convém, no mais rápido período de tempo possível, encontrar soluções que permitam ultrapassar os obstáculos", sublinhou.
"Os problemas multiplicam-se e agravam-se com o tempo. É urgente encontrar respostas rápidas", acrescentou.
Sublinhe-se que os Sindicatos dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) estão em greve às horas extraordinárias para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, uma situação que está a criar vários problemas no sistema pré-hospitalar e na linha 112.
Na segunda-feira, a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar obrigou à paragem de 44 meios de socorro no país durante o turno da tarde, agravando-se os atrasos no atendimento da linha 112. Na quarta-feira, o Governo manifestou abertura em dialogar com os técnicos do INEM.
Ministra reconhece que técnicos do INEM fazem muitas horas extraordinárias. Contudo, não há até ao momento uma solução para acabar com a greve.
Notícias ao Minuto | 08:22 - 07/11/2024
Leia Também: INEM? "Inadmissível. Governo e ministra devem explicações ao país"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com