Eleições no EUA? Bolieiro espera ter "contínuo e bom relacionamento"
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje esperar "um contínuo e bom relacionamento" com a administração americana, depois da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
País EUA/Eleições
"A democracia faz-se com a escolha do povo e, portanto, a escolha do povo americano está feita e nós estamos preparados para, respeitando a democracia e a vontade do povo americano, termos um contínuo e bom relacionamento - os Açores, em particular -, com a administração americana", disse hoje o líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).
José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, à margem das cerimónias de inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa.
Nas declarações à comunicação social, o governante destacou a ligação dos Açores com os Estados Unidos da América.
"Temos uma ligação, enfim, de laços de sangue com a nossa diáspora, mas não só, também muitos [açorianos] das gerações sequentes estão hoje com responsabilidades políticas e do Estado", afirmou.
Por isso, acrescentou, os Açores manterão "essas boas relações".
"No quadro das relações entre Estados, Portugal, muito em função dos Açores, tem também um papel relevante nessa articulação. O meu desejo e obviamente, a minha expectativa, é que esta situação não altera nada a relação entre o Estado Português, os Açores e a administração americana", salientou.
José Manuel Bolieiro disse ainda que a sua expectativa é que, "fruto, também, das contingências globais e internacionais, se reconheça com mais intensidade a importância geoestratégica dos Açores e, desde logo, também, não só, mas de forma especial neste contexto mais bélico, da base americana na ilha Terceira, na base das Lajes".
"Sim, a minha expectativa é que se compreenda, o mundo inteiro, e não apenas os Estados Unidos, da importância geoestratégica dos Açores. Aliás, eu tenho procurado promover a ideia de que os Açores são cada vez mais uma região de oportunidades, não apenas para si próprios, [mas] para o país, para a União Europeia e para o mundo", acrescentou.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.
Trump segue também à frente da adversária democrata no voto popular, com 50,9% contra os 47,6% de Kamala Harris.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes encontra-se igualmente à frente no apuramento com 205 mandatos, a apenas 13 da maioria.
Leia Também: Bolieiro diz que Açores são "região de oportunidades" e onde vale a pena investir
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com