PSD e CDS prometem reforçar ação social escolar a alunos do privado
Os líderes parlamentares do PSD e do CDS anunciaram hoje uma proposta de alteração ao Orçamento para 2025 para reforçar a extensão da ação social escolar aos alunos carenciados dos setores privado e cooperativo.
© iStock
Política OE2025
Na conferência de imprensa de apresentação das propostas dos partidos da AD (Aliança Democrática) de alteração ao Orçamento do Estado para 2025, hoje, no parlamento, esta medida para a área da educação foi transmitida pelo líder da bancada do CDS-PP, Paulo Núncio.
De acordo com o antigo secretário de Estado dos governos de Pedro Passos Coelho, "até agora a ação social escolar abrangia apenas alunos da escola pública".
"Entendemos que essa discriminação deve acabar e a ação social escolar também tem de beneficiar alunos carenciados dos ensinos privado e cooperativo", declarou o presidente do Grupo Parlamentar do CDS.
Na conferência de imprensa, Paulo Núncio começou por salientar que o presente Orçamento, do ponto de vista de orientação política, "aumenta salários, reduz pela primeira vez em oito anos a carga fiscal e baixa pela primeira vez o IRC em 10 anos".
Além da medida atrás referida para a área da educação e das propostas da AD para as pensões e para os espetáculos de tauromaquia, Paulo Núncio considerou de "elevada importância" para o CDS "o reforço dos cuidados paliativos".
"Para o CDS é fundamental que estes cuidados sejam reforçados numa altura em que 70% dos portugueses não têm acesso a estes cuidados no final da sua vida. Toda a vida tem dignidade e todos os portugueses merecem ser tratados e cuidados até o fim", declarou o líder da bancada democrata-cristã.
Das propostas de alteração apresentadas pela AD, Paulo Núncio destacou ainda uma no sentido de "aumentar a cota dos medicamentos genéricos".
"É uma causa antiga do CDS e é um elemento essencial para reduzir o preço dos medicamentos para a população em geral", acrescentou.
Leia Também: PAN vai fazer queixa sobre descida do IVA das touradas proposta pela AD
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com